FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR | 2018

O FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR realiza em 2018 a sua VII Edição, sendo actualmente a iniciativa artístico-pedagógica mais referenciada no meio musical português e assumindo um papel incontornável na formação de jovens estudantes de música fora do contexto escolar.
Vocacionado para uma faixa etária entre os 8 e os 24 anos de idade, o ESTÁGIO DE VERÃO do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR irá uma vez mais acolher mais de 250 estudantes oriundos maioritariamente de Portugal e Espanha, que ao longo de 9 dias estarão em intensa actividade musical, acompanhados por um colectivo de 34 professores e 3 maestros.
Os participantes irão desta forma adquirir experiência integrando um Coro, uma Big Band, uma Orquestra Juvenil ou uma Orquestra Sinfónica, num ambiente musical único e com especial sabor das férias.

A GENIALIDADE RUSSA será o tema proposto para este ano e os convidados principais serão como uma vez mais personalidades de grande relevo no meio musical.
O violoncelista KYRIL ZLOTNIKOV, membro fundador do Quarteto Jerusalém e solista de nível internacional irá apresentar-se a solo com a Orquestra Sinfónica, e o Maestro António Victorino d’Almeida será o anfitrião para apresentar os espectáculos finais.
A par destes protagonistas foram convidados uma vez mais os melhores professores dos principais Conservatórios e Escolas de Música Nacionais, Espanha, França e Rússia.

Iniciado em 2012, este projecto tem proposto diferentes horizontes musicais onde as temáticas do Jazz, o Legado de Piazzola, o Humor, as Bandas Sonoras de Hollywood, Fado – O Legado Português, O Folk e o Étnico no Universo Erudito, A Música nas Américas, tiveram como convidados especiais Mário Laginha e Maria João, Pedro Santos, Carlos Moura, Sofia Escobar e Mário Augusto, Helder Moutinho, Rui Vieira Nery, Gilles Apap, André Cunha Leal, Joshua dos Santos, Vasco Dantas Rocha, Jeffery Davis e Gabriela Canavilhas.

Tendo MONTALEGRE como epicentro, a iniciativa irá novamente estender as actividades aos Municípios de BOTICAS, CHAVES, RIBEIRA DE PENA, VALPAÇOS, VILA POUCA DE AGUIAR e VILA REAL, localidades que irão acolher concertos de música de câmara em que os professores e os alunos do FMJ também serão os protagonistas.
Para descontrair após os ensaios, supervisionados por professores e sempre em segurança, haverá inúmeras actividades ao ar livre, jogos tradicionais, campeonatos de futebol, kayak, BTT, rappel, escalada, a piscina e banhos em cascatas naturais, entre tantas outras.

O convite estende-se igualmente a toda a família para passar férias no decorrer do Festival, usufruindo dos alojamentos e do potencial turístico da região do Alto-Tâmega.
Uma zona de uma pureza quase intocável que oferece aos visitantes paisagens de um colorido intenso, a rudeza das suas montanhas, o esplendor dos seus carvalhais, os rios e as extensas albufeiras que oferecem excelentes espaços de desporto e lazer.

Convidados especiais

Kyril Zlotnikov
Violoncelo

António Victorino d’Almeida
Apresentação

Masterclasses Exclusivas

Masterclasse de Violino
David Lefèvre

Masterclasse de Viola d’Arco
Natasha Tchitch

Masterclasse de Violoncelo
Jed Barahal

Ricardo Mateus

Ricardo Mateus

Viola de Arco
Francisca Fins

Francisca Fins

Viola d'Arco
Nelson Ferreira

Nelson Ferreira

Violoncelo
Nuno Arrais

Nuno Arrais

Contrabaixo
Vera Morais

Vera Morais

Flauta Transversal
Anabela Malarranha

Anabela Malarranha

Flauta Transversal
David Salinas

David Salinas

Clarinete
Vera Dias

Vera Dias

Fagote
André Conde

André Conde

Trombone
João Aibéo

João Aibéo

Tuba/ Bombardino
Joana Costa

Joana Costa

Percussão
Rui Sul Gomes

Rui Sul Gomes

Percussão
Moisés Fernandes

Moisés Fernandes

Trompete Jazz
Luís Barrigas

Luís Barrigas

Piano Jazz
João Custódio

João Custódio

Contrabaixo e Baixo Eléctrico
João Rijo

João Rijo

Bateria

TESTEMUNHOS

Para o meu filho esta foi a semana que ele jamais esquecerá. A oportunidade de desenvolver um projecto com dezenas de crianças de todo o país unidas pelo gosto comum pela música ensinou-lhe muito mais do que apenas tocar. Ensinou-lhe a partilhar sonhos.

Dina Soares

O meu filho sempre participou nestes workshops que considero um exemplo do que se pode fazer no que diz respeito à educação musical (e provavelmente mais do que isso). Não deixo nunca de recomendar estes workshops a todos os pais que me questionam sobre actividades deste tipo.

Fernando Vasconcelos

Fiquei admirado e surpreso pela qualidade de todo o vosso trabalho ao longo de uma semana. Em Montalegre, aquando do 1º concerto custou-me a acreditar que todos aqueles miúdos poderiam fazer algo de fascinante. Estas iniciativas promovem a música e desenvolvem a cultura de um povo.

Cláudio Cadeia