Biografia
Ricardo Mateus nasceu em 1976 na cidade de Castelo Branco, tendo iniciado os seus estudos musicais no conservatório regional da mesma cidade com António Ramos e António Oliveira e Silva, com quem começou a estudar Violeta.
Foi também aluno na Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo concluído a Licenciatura em Violeta na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Alberto Nunes.
Em 1995, foi finalista do Prémio Jovens Músicos e distinguido com o Diploma de Mérito.
Ricardo Mateus integra desde 2005 o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, com o qual estreou inúmeras obras, incluindo-se a 2.ª audição em Portugal de “Le Marteau sans Maître” de Pierre Boulez.
Enquanto músico convidado, fez parte de várias orquestras nacionais e integrou, também, a digressão “Transparente” da fadista Mariza, com quem protagonizou mais de 250 concertos nos mais prestigiados palcos de todo o mundo.
Atualmente, Ricardo Mateus é professor de Violeta e de Orquestra na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, com elevado reconhecimento artístico e pedagógico, contando com vários alunos seus premiados em concursos.
Paralelamente, tem desenvolvido uma atividade regular no campo da música antiga, colaborando com a Camerata Joanina e com o Quarteto Santa Cruz entre outros.
É membro fundador do Quarteto Camões.