O FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR, regressa em 2023 à magnífica cidade de Ponte de Sor para realizar a sua X Edição.

A magnífica cidade de PONTE de SOR acolhe em 2023 a X Edição do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR.

Esta iniciativa tem assumindo um papel incontornável na formação de jovens estudantes de música em contexto extra-curricular.

Ao longo de mais de 11 anos, tem alicerçado o seu reconhecimento público pela excelência do corpo docente, pela singularidade da proposta artística e pela importância dada à partilha de experiências entre todos os participantes num ambiente descontraído e de salutar confraternização.

O FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR proporciona a mais de 350 estudantes oriundos das melhores escolas de música de Portugal e do Estrangeiro uma experiência memorável, integrando um Coro, uma Big Band, uma Orquestra Juvenil ou uma Orquestra Sinfónica. Estes jovens músicos com idades compreendidas entre os 8 e os 21 anos, estarão durante 9 dias em intensa actividade musical, liderados por um colectivo de 35 professores e 3 maestros.

Este que é o maior Estágio de Verão Internacional, tem proposto desde 2012 diferentes horizontes musicais através dos convidados envolvidos – Mário Laginha e Maria João, Pedro Santos, Carlos Moura, Sofia Escobar e Mário Augusto, Helder Moutinho e Rui Vieira Nery, Gilles Apap, Joshua dos Santos, Vasco Dantas Rocha, Jeffery Davis e Gabriela Canavilhas, Kyril Zlotnikov e António Victorino d’Almeida, Bárbara Barradas, Carlos Cardoso, Sissi Martins, Ruben Madureira, Fernando Alvim, Rui Una, Adrian Ronda Sampayo e das temáticas apresentadas “O Jazz”, “O Legado de Piazzola”, “O Humor”, “As Bandas Sonoras de Hollywood”, “Fado – O Legado Português”, “O Folk e o Étnico no Universo Erudito”, “Música nas Américas”, “A Genialidade Russa”, “A Ópera e o Teatro Musical”, “PLAY & SCORE | Bandas Sonoras de Vídeo Jogos”.

DIABOLUS IN MÚSICA é o tema proposto para esta X Edição que terá como convidados principais – BANDA OSIRIS – um grupo Italiano com mais de 40 anos de carreira, formado por 4 músicos, atores e compositores. Este grupo foi galardoado com diversos prémios de bandas sonoras e as suas actuações são o resultado da fusão de música, teatro e comédia aliadas a uma enorme criatividade artística.

A par destes protagonistas serão uma vez mais convidados alguns dos melhores professores dos principais Conservatórios e Escolas de Ensino Especializado Nacionais e Espanholas, que juntamente com os participantes serão os responsáveis pela semana cultural que será desenvolvida em PONTE de SOR durante o Festival Música Júnior.

Para descontrair após os ensaios, supervisionados por professores e sempre em segurança, haverá inúmeras actividades ao ar livre, jogos tradicionais, campeonatos de futebol, kayaks, paddle, mini-golf, ténis, piscina, entre tantas outras.

O convite estende-se igualmente a toda a família para passar férias no decorrer do Festival, usufruindo dos alojamentos e do potencial turístico da região.

Percorrida pelo montado Alentejano e marcada pela bela envolvente da albufeira de Montargil, PONTE de SOR alia o património natural a uma interessante herança histórica e oferta cultural, ideais para descontrair e recuperar forças.

Direção Artística e Musical

Eduardo Lála

Direção Musical Big Band

Antónia Serra

Direcção Musical Coro

Élio Leal

Maestro

António Jorge Nogueira

Direcção Artística

Corpo Docente

Joana Sá

Big Band - Saxofone

Eduardo Lála

Direção Musical Big Band

Ricardo Alves

Flauta Transversal

Joana Correia

Flauta Transversal