Élio Leal

Maestro

Élio Leal

Maestro

Biografia

Élio Anes Leal, natural do Bombarral, é licenciado em Direção de Orquestra pela Academia Nacional Superior de Orquestra onde estudou sob a orientação do maestro Jean-Marc Burfin. Em diversos contextos teve oportunidade de dirigir a Orquestra Sinfónica do Chipre, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra do Norte, Orquestra Ibérica, Orquestra de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Promenade, Orquestra de Câmara do Luxemburgo, entre outros. 

Tem dirigido diferentes formações orquestrais acompanhando em concerto músicos e solistas de vários estilos, destacando-se Artur Pizarro, Sofia Escobar, Tim Howar, John Addison, Barbara Barradas, Carlos Guilherme, Marco Alves dos Santos, Rui Baeta, Jorge Palma, Luís Represas, Gisela João, Cuca Roseta, Deolinda, Paulo de Carvalho, Rita Guerra, Vitorino Salomé, Mafalda Arnauth, Ana Bacalhau, Tim, Carlão, Mafalda Veiga, André Sardet, Sissi Martins, Rúben Madureira e FF.

Iniciou os seus estudos de direção em 2003, tendo desde então trabalhado com os maestros; Jean-Sébastien Béreau, Jo Conjearts, Timothy Reynush, Mark Heron, Johannes Schlaefli e Scott Sandmeier. Estudou ainda direção coral e reportório operático com Enza Ferrari e Giovanni Andreoli.

Desde 2005 é maestro da West Europe Orchestra, orquestra de jovens que fundou e com a qual foi vencedor nacional da 1ª Edição do Prémio Europeu Carlos Magno para a Juventude, em 2008.

Em 2013 foi um dos 11 finalistas do Concurso Internacional de Direção Solon Michaelides, entre 180 candidaturas de todo o mundo e em 2016 foi um dos 12 jovens maestros portugueses selecionados para participar na categoria de Direção de Orquestra da 30ª Edição do Prémio Jovens Músicos onde teve a oportunidade de dirigir a Orquestra Sinfónica Portuguesa.         

Entre 2015 e 2022 foi professor no Conservatório de Música da Metropolitana e maestro da Orquestra Juvenil Metropolitana. Dirigiu em estreia absoluta várias obras de compositores portugueses por encomenda da Metropolitana e em 2019 participou na série da SIC Notícias “As empresas são como orquestras?” em parceria com a Deloitte Portugal. É regularmente convidado para dirigir estágios de orquestra para jovens um pouco por todo o país.