Biografia
Joana Sá
Joana Sá, natural de Caldas da Rainha, é Saxofonista e Maestrina. Paralelamente à sua atividade performativa, é professora de Saxofone, Orquestra Juvenil e Iniciação Musical.
É Licenciada em Música (Saxofone) e Mestre em Ensino da Música (Saxofone e Música de Conjunto) pela Escola Superior de Música de Lisboa. Realizou uma Pós-Graduação em Direção de Bandas e Ensembles de Sopros na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.
Atualmente, Joana Sá é Maestrina e Diretora Artística da Sociedade Musical e Recreativa Obidense.
Teve o privilégio de tocar para prestigiados professores de saxofone em aulas privadas e masterclasses, nomeadamente Vincent David, Timothy McAllister, Marie-Bernadette Charrier, Rob Buckland, Kenneth Tse, Mario Marzi, Gerard McChrystal, Preston Duncan, Albert Juliá, Nicolas Prost, Fabrice Moretti, Yiannis Miralis, Joaquín Franco, Mário Marques, e Fernando Ramos.
Realizou classes de aperfeiçoamento em Direção com maestros nacionais e internacionais, entre os quais Felix Hauswirth, Andreja Šolar, André Granjo, José Eduardo Gomes, Tiago Alves e João Malha.
Em 2017 venceu o I Concurso Internacional de Saxofone “Buffet-Crampon”, em 2016 foi laureada com o 3o lugar no VI Concurso Internacional de Saxofone “Vítor Santos” e 2o lugar no V Concurso “Pequenos Grandes Talentos”.
Colabora regularmente com orquestras de sopros e variadas formações de câmara, abrangendo repertório clássico, contemporâneo, e música improvisada, a destacar Lisbon Underground Music Ensemble, Variable Geometry Orchestra e IKB Ensemble, tendo gravado com este último os discos Hippocampus guttulatus e Titanus giganteus. Num formato mais intimista, em 2021 gravou MELT, e em 2022 Spur, um conjunto de diálogos improvisados em quarteto e septeto, respetivamente.
É membro fundador do duo de saxofone e violoncelo Solar Plexus Duo, com o qual estreou diversas obras para a formação, trabalhando diretamente com vários compositores.
Joana Sá possui uma vasta experiência em palcos e festivais de música e arte contemporânea em Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos da América. Destaca-se a sua participação nos festivais The Midwest Clinic (Chicago, EUA); FEM BANDA – International Band Festival Lleida (Lérida, Espanha); Douro Jazz; FOLIO – Festival Internacional de Literatura de Óbidos; Guimarães Noc Noc; BoCA – Biennial of Contemporary Arts; Creative Fest; SpectraLX; Festival Música Viva; Festival DME – Dias de Música Eletroacústica; Reencontros de Música Contemporânea; Festival Internacional de Saxofone de Palmela; MWood’Art Festival Internacional de Madeiras e Cistermúsica.