NOVA EDIÇÃO FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR 2025
A magnífica cidade de Ponte de Sor volta a acolher, em 2025, a XII Edição do Festival Música Júnior, reafirmando-se como um dos maiores e mais dinâmicos projetos de formação musical em contexto extraescolar a nível nacional.
Ao longo de mais de treze anos, o Festival tem vindo a consolidar o seu reconhecimento público pela excelência pedagógica, pela qualidade artística das propostas apresentadas e pelo ambiente único de partilha, aprendizagem e convivência entre jovens músicos de todo o país e do estrangeiro.
Em 2025, mais de 350 estudantes, com idades entre os 8 e os 21 anos, oriundos das melhores escolas de música de Portugal e de outros países, terão a oportunidade de integrar um Coro, uma Big Band, uma Orquestra Juvenil ou uma Orquestra Sinfónica. Durante nove dias de intensa atividade musical, os participantes serão acompanhados por um coletivo de 35 professores e 3 maestros, num ambiente artístico de elevado nível e enorme envolvimento humano.
Desde a sua criação, em 2012, o Festival tem explorado diferentes universos musicais e temáticas inovadoras, sempre com convidados de grande prestígio que enriqueceram cada edição. Entre os nomes que marcaram presença destacam-se Mário Laginha e Maria João, Pedro Santos, Carlos Moura, Sofia Escobar, Mário Augusto, Helder Moutinho, Rui Vieira Nery, Gilles Apap, Joshua dos Santos, Vasco Dantas Rocha, Jeffery Davis, Gabriela Canavilhas, Kyril Zlotnikov, António Victorino d’Almeida, Bárbara Barradas, Carlos Cardoso, Sissi Martins, Ruben Madureira, Fernando Alvim, Rui Unas, Adrian Ronda Sampayo, Banda Osíris, Joaquim de Almeida, entre muitos outros.
Os temas abordados ao longo dos anos incluem “O Jazz”, “O Legado de Piazzolla”, “O Humor”, “As Bandas Sonoras de Hollywood”, “Fado – O Legado Português”, “O Folk e o Étnico no Universo Erudito”, “Música nas Américas”, “A Genialidade Russa”, “A Ópera e o Teatro Musical”, “PLAY & SCORE | Bandas Sonoras de Videojogos”, “Diabolus in Música,” ONCE UPON A TIME | Tributo a Ennio Morricone .