Biografia
Natural de Vila Nova Famalicão iniciou os seus estudos musicais com o Padre José Sousa Marques. Entre 1995 e 2001 estudou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave, inicialmente na classe de viola d´arco do professor David Lloyd e mais tarde na classe do professor Jorge Alves. Como membro da Orquestra Artave trabalhou com vários maestros como: António Soares, Ernst Schelle, Marc Schuster, Christophe Millet, Ivo Cruz, Roberto Tibiriçá e Fernando Lapa.
Participou na OPEM – Orquestra Portuguesa das Escolas de Música – em 1999 sob a direção do maestro Leonardo de Barros. Integrou a Orquestra Aproarte entre 1999 e 2001, na qual desempenhou a função de chefe de naipe, trabalhando com os maestros Dominique Sourisse e Ernst Schelle, e com esta orquestra, em 2001, participou no Young Euro Classic Festival realizado em Berlim na Konzerthaus. Neste mesmo ano participou no Encontro Internacional de Orquestras sob a direção de Omri Hadari, integrado no Porto Capital Europeia da Cultura – 2001.
Em música de câmara trabalhou com os professores Alberto Gaio Lima, Jed Barahal, Suzanna Lidegran, António Anjos, Paulo Gaio Lima, Ana Mafalda Castro e Ryszard Woycicki. Frequentou masterclasses com Barbara Friedhof, Igor Souliga, Ana Bela Chaves, Trevor Mactait, Aida-Carmen Soanea e Tatjana Masurenko.
Em 2001 ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto na classe do professor Ryszard Woycicki, terminando a Licenciatura com a classificação máxima.
Como membro da Orquestra Sinfonieta trabalhou com Marc Tardue, António Saiote, Omri Hadari e Yuri Nasuskin. Tem sido convidada a integrar várias orquestras entre elas a Orquestra Nacional do Porto, agora designada de Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. Foi chefe de naipe da Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, com a qual gravou três cds.
Foi membro fundador do Sexteto Schoenberg com o qual gravou para a RDP e realizou concertos em vários locais do país. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian desde o ano 2000 até ao ano 2005.
Em 2004 integrou a European Union Youth Orchestra, realizando inúmeros concertos nas principais salas de Itália, Alemanha, Dinamarca, Lituânia, Letónia, Estónia, Eslovénia, Finlândia e Bélgica sob a direção dos maestros Paavo Jarvi, Yan Pascal Tortelier e Vladimir Ashkenazy e com os solistas Vadim Repin e Vladimir Ashkenazy.
Em Março de 2005 gravou para a R.D.P. para o programa “Jovens na Música”.
É também detentora de vários prémios como solista e em música de câmara, nomeadamente no concurso Prémio Jovens Músicos em viola d´arco nível médio onde obteve o segundo prémio em 2000 e em 2001 e o primeiro prémio em 2002. No ano de 2005, também no concurso Prémio Jovens Músicos, obteve o segundo prémio em viola d´arco nível superior e o primeiro prémio na categoria de Música de Câmara nível superior com o Quarteto de Cordas Freitas-Branco (do qual é membro fundador). Nesse mesmo ano ganhou o Prémio Helena Sá e Costa da Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo. Em 2006 recebeu a medalha de mérito de melhor aluna da Licenciatura do Instituto Politécnico do Porto, o prémio Rotary Club do Porto e o Prémio Engenheiro António de Almeida.
Com o Quarteto de Cordas Freitas-Branco participou num masterclasse orientado pelo Quarteto Borodin, uma organização da Casa da Música. Com a mesma formação realizou vários concertos destacando-se os concertos no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim e na Casa da Música.
Tocou a solo com a Orquestra Gulbenkian, com a Orquestra Sinfonieta e com a Orquestra Artave.
Paralelamente à carreira de instrumentista, desde 2006 desenvolve uma atividade pedagógica como professora de viola d´arco e de música de câmara em instituições como a Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto, a Universidade do Minho em Braga e a Escola Profissional e Artística do Vale do Ave – Artave, contando na sua classe com vários alunos premiados em diversos concursos nacionais tanto de viola d´arco como de música de câmara. Tem sido convidada regularmente a orientar masterclasses de viola d´arco e de música de câmara em algumas das principais escolas de música do país.
É Mestre em Ciências da Educação – Música, pela Universidade Católica do Porto e atualmente, leciona na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave-Artave.