Susana Nogueira

Violino

Susana Nogueira

Violino

Biografia

Susana Nogueira

Natural de Lisboa, nascida numa família de músicos, iniciou os estudos musicais com o seu Pai, Tristão Nogueira, prosseguindo na Academia de Amadores de Música em violino, com Aníbal Lima e Jorge Lé, e no Conservatório Nacional de Lisboa com Christa Ruppert e Manuel Gomes. Deixou para trás a Engenharia Química no Instituto Superior Técnico e abraçou por inteiro a música, licenciando-se em Violino na Escola Superior de Música de Lisboa com Khatchatour Amirkhanian. Trabalhou com o Maestro Christopher Bochmann, Prof. Olga Prats, Prof. Stephen Bull, Prof. Clélia Vital, entre outros. Estudou no mestrado em violino na Universidade de Évora, na Classe de Valentin Stefanov. Ao longo do seu percurso frequentou Masterclasses com Gerardo Ribeiro, Lavard Skou-Larsen, Stephen Bull, Ifrah Neaman, Jaap Schroeder, Massimo Mazzeo, Christopher Bochmann, Georges Hadjinikos, Jean-Sébastian Beraut, Robert Houlihan e Bertrand Bordeaux , e Direcção Orquestral com Roberto Peréz, Pedagogia Suzuki com Betty Haag-Khunke, e Pedagogia “Ward-Hellen”, e várias formações promovidas pela European String Teachers Association (ESTA). Foi concertino da Orquestra Sinfónica Juvenil e estagiou na Orquestra Erasmus em França, e na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO).

Desde 1994, mantém uma intensa atividade de música de câmara, em formações como quarteto e quinteto de cordas. Colaborou com orquestras em Portugal, Espanha, França, Grécia, Bélgica, Itália, Bulgária e Alemanha, nomeadamente a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra “Sinfonietta de Lisboa”, Orquestra Clássica do Algarve, Orquestra Cascais e Oeiras, com vários artistas do universo da música clássica e ligeira, participando em diversos ciclos de concertos e festivais. Gravou para a Expo’98, participou em obras de Constança Capdeville, Christopher Bochmann e Carlos Marecos, e atua com frequência em festivais e ciclos de concertos.

É membro fundador da Orquestra do Alentejo, colabora com a Orquestra Ibérica, e construiu também um percurso sólido na área da pedagogia musical. Foi assistente de produção da OCCO, Diretora Pedagógica da Academia de Música Eborense e do Conservatório Regional de Évora – Eborae Mvsica, e dinamizadora de diversos projetos educativos.

Desde 1995, ensina violino e orquestra em instituições de referência como a Academia de Música Eborense, Escola Profissional de Música de Évora, Conservatório de Castelo Branco, Centro de Cultura Pedro Álvares Cabral, Conservatório de Música de Ourém, e outras escolas. Atualmente, é docente na Academia de Música de Elvas e no Conservatório Regional de Évora – Eboræ Mvsica, cidade onde vive desde 2004.