Biografia
Rodrigo Carreira
Natural de Leiria, cidade onde iniciou os seus estudos com o professor José Correia, prosseguiu a sua formação em instrumentista de orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra, na classe do prestigiado professor Abel Pereira obtendo o grau de Licenciado. Logo de seguida conclui o Mestrado em Ensino do instrumento, na mesma instituição em parceria com Universidade Lusíada, tendo como principal orientador Abel Pereira. Durante a sua formação académica estudou ou participou em Masterclasses com importantes professores do panorama mundial como Hermann Baumann, Froydis Ree Wekre, Ab Koster, Javier Bonet, Radovan Vlatkovic, Rodolfo Epelde, Paulo Guerreiro, Ricardo Matosinhos, José Bernardo Silva entre outros.
Na musica de câmara, é membro do quinteto de sopros D’el art ensemble, e do e do Grupo de Metais do Seixal, formação com 35 anos e uma intensa atividade concertante e pedagógica por todo o país. Membro da Orquestra de Câmara Portuguesa desde 2013, colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas orquestras e agrupamentos do país como o Remix Ensemble Casa da Música, o Ensemble Mediterrain, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, a Orquestra Clássica do Sul e MPMP tendo oportunidade de tocar com maestros e solistas de renome.
Exerceu funções de trompa solo na orquestra metropolitana como instrumentista convidado e desde 2019 é convidado a integrar a Orquestra Gulbenkian durante a sua temporada artística.Ultimamente tem-se desenvolvido na área da música antiga procurando explorar as trompas históricas. Exerce funções de docente do quadro da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional sendo responsável pela disciplina de trompa e diretor do curso profissional de sopros e percussão.
Fazendo o yoga parte da sua vida, formou-se em instrutor de yoga kids certificado pela DGERTE, procurando assim transmitir esta área fundamental da sua vida aos seus alunos complementando com o ensino da trompa.