Biografia
Raimundo Semedo
Nasceu em 1980 em Lisboa. Iniciou os estudos na Orquestra Ligeira da Sociedade 1a de Agosto Santa Iriense em 1992. Em 1998 entra para a classe do Professor José Massarrão no Conservatório Nacional de Lisboa. Licenciado em Música (Saxofone) pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe dos Professores José Massarrão e Alberto Roque. Em 2021 concluiu o Mestrado em Ensino da Música (Saxofone) no Instituto Piaget. Estudou ainda improvisação com José Menezes e Jorge Lee. Participou em alguns Master-Classes com Claude Delangle, Richard Ducros, Rui Gabriel, Mário Marques, entre outros. Participação no 2.o Estágio Nacional Orquestra Sinfónica Académica Metropolitana sob a direcção do maestro Michael Zilm e com o maestro assistente Pedro Neves.
Desde 2008, leciona na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, localizada em Linda-a-Velha, as disciplinas de saxofone e classes de conjunto, durante este período também assume o cargo de Coordenador das Classes de Sopros e Percussão, passando a participar no Concelho Pedagógico da Escola. Enquanto professor da Escola Nossa Senhora do Cabo, participa no projecto Ver pela Arte – um projeto em parceria com o Centro Nacional de Cultura, Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) e com a Faculdade de Motricidade Humana (FMH).
Desempenhou outras funções em outras instituições, nomeadamente, a função de Maestro e Director Musical da Banda Filarmónica – Academia Musical 1º Junho de 1893 tendo anteriormente exercido o cargo de professor de musica, leccionou a disciplina de Saxofone na Academia de Amadores de Música de Lisboa e na Academia de Música de Santa Cecília.
Durante a sua carreira de musico, esteve envolvidos em projectos de caracter diverso tais como a participação como musico convidado na Orquestra do Hot Clube Portugal, participação no espectáculo de Maria João Abreu “A vida é um cabaret”, colaboração em musicais de Filipe LaFeria, fez parte da banda de Bruno Pernadas, participou em gravações de diversos artistas, nomeadamente, Bruno Pernadas, Matias Damásio, The Pulse, Universus Ensemble, Lusitanos Ensemble, Monte Lunai, etc, participa como músico freelancer em vários projectos em diferentes estilos musicais (jazz, musica tradicional, quarteto de saxofones, musica ligeira, etc). Participação, como músico convidado, no ensemble de música contemporânea, Nova Orquestra de Lisboa (NOL) sob a direcção de Roberto Alejandro Perez, participação como músico convidado na Orquestra Metropolitana de Lisboa sob a direcção de Christoph Capestrini e na Orquestra Académica da Metropolitana sob a direcção de Jean-Marc Burfin. Projecto “Sinfonix” da Associação Cultivarte – Quarteto de Clarinetes de Lisboa em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa. Grupo de Musical Tradicional Europeia, denominado “Uma coisa em forma de assim!”, Opera Infantil “O Achamento do Brasil” e Suite “A Quinta da Amizade”, de Jorge Salgueiro integrando a Orquestra Didáctica da Foco Musical, sob a direcção do próprio compositor tendo efectuado várias apresentações nos distritos de Lisboa, Porto e Leiria; “Lusitanus Ensemble”, grupo de música de câmara sob a orientação de Adelino Mota; Orquestra de Clarinetes de Almada sob a direcção de Manuel Jerónimo, “Ensemble de Saxofones” do Conservatório Regional de Palmela, “Quarteto de Saxofones do Conservatório Nacional de Lisboa, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários – sob a direcção do maestro António Saiote – desempenhando a função de chefe de naipe após concurso nacional.
Participação nestes projectos levou-o um por todo o pais, passando pelas principais salas e também no estrangeiro, nomeadamente, Espanha, Japão, Alemanha, etc.