Paula Galhano

Violino

Paula Galhano

Violino

Biografia

Paula Galhano

Paula Margarida Tavares e Sousa Galhano, nascida em 1970 na Murtosa, Aveiro.

Estudou no Conservatório Caluoste Gulbenkian em Aveiro com os professores de violino Domingos Lopes e António Duarte Neves e na Escola Profissional de Espinho com os professores de violino Carlos Fontes e Anna Kratochvilova e Zofia Woycicka. Música de Câmara com professores José Luis Duarte, Ryszard Woycicki.

Licenciou-se com profissionalização na Universidade de Aveiro em 1996, sendo bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian de 1991 a 1995.

Tocou nas orquestras: de Câmara de Aveiro, Experientia, Konsonantia, Portuguesa da Juventude, Clássica do Porto e sinfónica do Porto, Luso-Francesa, Luso-Alemã, Internacional do Festival de Música de Aberdeen e Internacional do Music Meeting de Espinho, Camerata do Porto, Sinfonieta, Orquestra do Norte entre outras.

Frequentou masterclasses de violino e música de Câmara com professores. Gerardo Ribeiro, Marina Kouzima-Koifman, Qui van Woerdekom, Olga Prats, António Saiote, Álvaro Teixeira Lopes entre outros.

Trabalhou com maestros: Omri Hadari, Miguel Graça Moura, António Saiote, Cesário Costa, Kenneth Jean, Ricardo Averbach, Jaques Grimbert, Christian Fitzner entre outros.

Desenvolve a sua actividade lectiva na Academia de Música e Dança do Fundão desde 1996 onde lecciona violino, música de câmara e orquestra de cordas e é Coordenadora do grupo das cordas. Foi directora pedagógica no ano lectivo de 1999/2000. No Conservatório Regional de Música de Castelo Branco lecciona violino desde 2006. Leccionou na escola Superior de Educação da Guarda, conservatório da covilhã e escola de música de Belmonte onde deu aulas de violino e música de câmara.

Convidada a orientar estágios de verão, Natal e Páscoa de orquestra nas terras de Mêda, Trancoso Moimenta e Aguiar da Beira e Foz Côa em 2018 e 2019. Cursos de Música de Conjunto no Fundão em 1998 e 1999. Orquestra “Arcos Íris” de jovens das escolas da beira interior em 2004 e 2005.

Apresenta-se em público em grupos de música de Câmara duo, trio, quarteto e quinteto e em orquestras de Câmara.

Organiza e participa como membro de Júri no Concurso Internaciona da Cidade do Fundão. Convidada a ser juri do concurso de violino em Ourém/Fátima.

Participou na gravação de Cd’s com grupo de recolha/divulgação de música popular. Com grupo de música de Câmara gravou música contemporânea. Com grupo de guitarras da Academia do Fundão participou em alguns temas.

Participa com grupo de teatro “Este” do Fundão. 

Participou no grupo de orientação de direcção com Maestro Sebastien Bereau.

Actualmente orienta/dirige as orquestras de jovens e de câmara de cordas na Academia de Música e Dança do Fundão.