Biografia
Nuno Henriques
Nuno Henriques é licenciado pela Escola Superior de Música de Lisboa, tendo prosseguido os seus estudos como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian no Koninklijk Conservatorium Den Haag (Holanda) e na Hochschule für Musik und Theater Rostock (Alemanha).
Detentor de prémios a nível nacional e internacional, tais como: vencedor do Ed Kleinhammer Orchestral Bass Trombone Competition (2012, Paris) e do Emory Remington Trombone Ensemble Competition (2014, Nova Iorque) menção honrosa no Donald Yaxley Solo Bass Trombone Competition (doados pela International Trombone Association); finalista no Lätzsch Trombone Festival (Alemanha), vencedor da 1a Academia de Metais OSP|Casa da Música, 1. Lugar na categoria Sénior do Concurso Internacional “Terras de La Salette”, Medalha de Prata de Valor e Distinção concedida pelo Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa e instrumento doado pela Stichting Eigen Muziekinstrument (Holanda).
Foi membro da Gustav Mahler Youth Orchestra (GMJO), The World Orchestra, Baltic Youth Philharmonic, Festival junger Künstler Bayreuth (Alemanha), Deutsche Französische Philharmonie, Junge Deutsche Philharmonie, Junge Sinfonie Berlin, Momentum Perpetuum, Orquestra Nacional da APROARTE, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Orquestra Sinfónica Juvenil e Orquestra de Sopros do Oeste.
Colaborou com várias orquestras nacionais entre as quais se destacam: Orquestra da Fundação Calouste Gulbenkian, Orquestra Sinfónica do Porto (CdM), Remix Ensemble, Orquestra Sinfónica Portuguesa (TNSC), Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra do Algarve, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Sem Fronteiras, Orquestra Alma Mater e Lisbon Film Orchestra.
A sua colaboração a nível internacional estende-se a instituições como Staatskapelle Berlin, Orchestra of Europe, European Philharmonic of Switzerland, Kammersymphonie Berlin, Berliner Symphoniker, Norddeutsche Philharmonie Orchester, Philharmonische Orchester der Staatstheater Lübeck, Philharmonische Orchester der Landestheater Coburg, Asko|Schoenberg Ensemble (Amesterdão), Zuid-Hollands Symphonie Orkest, Feldkirch Festival MusikFilmOrchester (Áustria), Neues Kammerorchester Potsdam (Alemanha) e Göttinger Symphonie Orchester, com as quais teve a oportunidade de tocar nas mais ilustres salas de concerto da Europa e de gravar para emissoras como a Arte.tv, Bayerischen Rundfunk e Antena 2.
No campo da música ligeira, integrou a orquestra do aclamado musical da Broadway “Os Produtores” (Teatro Tivoli), apresentou-se com a Reunion Big Jazz Band, Big Band do Hot Clube de Portugal; na área do teatro-musical com as companhias de teatro “O Bando” e “Act”; e acompanhado reconhecidos músicos portugueses, tais como Carminho, Mário Laginha, Rita Redshoes, Luísa Sobral, Ricardo Ribeiro, Jorge Palma, entre muitos outros em concertos transmitidos pela RTP. Recentemente gravou nos Estúdios da Valentim de Carvalho o álbum “Cantomilo” com a Estela Alexandre Orquestra, com a qual se apresentou no I Festival Internacional de Jazz de Oeiras.
Tem sido convidado a lecionar masterclasses em diversos conservatórios e escolas profissionais de música e orientador de metais em orquestras de jovens.
É membro fundador da Associação Portuguesa do Trombone (APT) na qual presta a sua colaboração na organização de atividades, newsletters, artigos e entrevistas, colaborando desta forma para a recolha e partilha de informação junto da comunidade trombonista nacional.