Nuno Allan

Contrabaixo

Nuno Allan

Contrabaixo

Biografia

Nuno Allan

Nuno Gonçalves, mais conhecido por Nuno Allan no meio musical, nasceu em Cascais em 1969. Estudou contrabaixo na Escola de Música do Conservatório Nacional e baixo elétrico na Escola de Jazz Villas Boas – Hot Club de Portugal. Posteriormente estudou improvisação com o renomado contrabaixista Carlos Barreto. Possui um mestrado em Ciência das Religiões pela Universidade Lusófona e desenvolve investigação no âmbito do programa de doutoramento em Estudos Portugueses da NOVA-FCSH, como membro do Instituto de Estudos de Literatura e Tradição – Patrimónios, Artes e Culturas.

Tem desenvolvido a sua atividade musical em concertos, teatro e televisão com nomes consagrados do panorama artístico nacional, como POPera (Helena Vieira, Rita Guerra e Beto), Fernando Tordo, Carlos Mendes, Mafalda Veiga, Nuno Guerreiro, Lenita Gentil, André Sardet, Lara Li, Simone de Oliveira, Fernando Girão e Paulo de Carvalho. Foi membro da banda residente do Herman SIC entre 2000 e 2001 e integra a orquestra para a gala dos Globos de Ouro da SIC desde 1988. Sob a batuta do maestro Nuno Feist integrou a orquestra para o ciclo de conferências-concertos “Os Grandes Mestres do Musical Americano” no Teatro Municipal São Luiz em 2003, tendo por protagonistas Henrique Feist e Wanda Stuart.

Na área do jazz destacam-se as suas passagens pelo quinteto de fusão “Pass Word”, Quinteto de Tahina, Eddie Goltz and The Jazz Messengers, quinteto de jazz “Kais Ensemble”, Groove Quartet, LUME Big Band (Lisbon Underground Music Ensemble), Quinteto de João Cabrita e Trio de Mário Oliveira. Em Outubro de 2005 lançou o seu primeiro álbum a solo – “Imagens” – e formou o seu próprio quinteto, com o qual percorreu o país.

Lecionou contrabaixo, baixo elétrico e combo na Escola Moderna de Jazz do Seixal, na Escola de Jazz de Torres Vedras, na JBJazz e no Conservatório de Música, de Dança e de Arte Dramática de Lisboa (núcleo de jazz). Atualmente, é professor na Escola de Música Michel Giacometti, no âmbito das atividades pedagógicas e culturais da Junta de Freguesia de Alcabideche – Câmara Municipal de Cascais.