Biografia
Millán Abeledo Malheiro
Millán Abeledo Malheiro (Galiza, Espanha), iniciou os seus estudos de violoncelo com Tatiana Cucerenco e Vera Kolar. Prosseguiu os seus estudos superiores no CSMA ( Zaragoza) com Ángel Luis Quintana e Bárbara Switalska, com Na
talia Shakhovskaya na Escuela Superior de Música Reina Sofía (Madrid) e Troels Svane na Musikhochschule Lübeck (Alemanha). Recebeu bolsas de estudo da Fundação BBVA e da Fundação Segundo Gil Dávila.
Recebeu vários prémios ao longo da sua carreira: I Prémio Concurso Nacional de Violoncelo (Carcaixent), I Prémio Fundación Veo Veo, Accésit I premio Concurso Ruperto Chapí (Villena) e I Prémio Concurso Santa Cecilia 2014 (Portugal).
Em 2016 gravou o seu álbum “Faces” com a pianista Elisa Martín para a KNS Classical, com repertório para violoncelo e piano de Shostakovich, Rachmaninov, Piazzola e Cassadó. Recentemente, juntamente com o Bambú Ensemble e a editora IBS, publicou o primeiro trabalho com obras originais para octeto de cordas em Espanha e, em 2023, como membro do Quarteto Novecento, publicou a obra “Galician Strings Quartets” para a Brilliant Classics. Atualmente, desenvolve a sua atividade profissional em diferentes áreas: orquestral, como parte da equipa da Real Filharmonía de Galicia desde 2014 como violoncelo tutti; como professor de violoncelo na Escuela de Música Berenguela; como músico de câmara com diferentes conjuntos e também trabalhando na divulgação da música como membro da equipa de gestão da Aula de Câmara Airas Nunes. Completa a sua formação com um Mestrado em Psicologia e Música na UNED.