Miguel Teixeira

Flauta Transversal

Miguel Teixeira

Flauta Transversal

Biografia

Miguel Teixeira

Natural de Braga, Miguel Teixeira é flautista e pedagogo. Licenciado e mestre em Ensino de Música pela Universidade do Minho, concluiu os seus estudos sob a orientação do professor Gil Magalhães, terminando com elevada classificação com a sua dissertação sobre o tema A Inclusão do Flautim no Ensino Especializado da Música.

Durante o seu percurso artístico, teve a oportunidade de trabalhar com flautistas como Pierre Yves Artaud, Philippe Bernold, Mario Caroli, Adriana Ferreira, Julien Beudiment, Trevor Wye, Rogério Wolf, e Michelle Belavance, entre outros. Essas experiências enriqueceram a sua abordagem interpretativa e pedagógica.

Em julho de 2022, lançou o projeto “D’aqui – A Canção Portuguesa Sem Palavras”, um livro-CD que revisita o repertório popular português. Este trabalho visa aproximar a música popular e a flauta transversal, criando uma fusão entre a linguagem tradicional e a sonoridade deste instrumento. O projeto destaca-se pela sua exploração estética, buscando novas formas de expressar timbres e paisagens sonoras.

Atualmente, é professor de flauta transversal na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga. Ao longo da sua carreira no ensino, já teve experiência de lecionar no ensino especializado da música, tanto no contexto cooperativo como no sistema público.

Além da sua carreira pedagógica, Miguel mantém uma atuação dinâmica como freelancer no cenário musical. Realiza concertos com orquestras e em música de câmara, especialmente no norte de Portugal, e tem um papel ativo na organização e produção de eventos culturais. Já integrou a direção artística e colaborou na equipa de festivais, concursos e estágios de orquestras juvenis.

Com um perfil multifacetado, Miguel Teixeira continua a sua busca por novas experiências e desafios no campo da música, sempre com o objetivo de promover a flauta e a música portuguesa, além de cultivar o desenvolvimento artístico e educacional.