Biografia
MATEJA DOLSAK
Mateja Dolsak é uma saxofonista eslovena. Ao longo da sua carreira musical, tem tocado com jovens artistas emergentes de toda a Europa. Atualmente vive em Lisboa, Portugal, onde participa em diferentes projetos musicais, nomeadamente, Kumpania Algazarra, Orquestra de Jazz de Hot Clube de Portugal, Lume, Pedro Moreira Sax Ensemble, Alma Nuestra con La Orquesta Remolacha, Reunion Big Band. Em 2021 terminou o mestrado em Ensino da Música, na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).
Iniciou o seu percurso musical aos 7 anos, com o piano. Pouco tempo depois, começou a tocar saxofone. Após concluir o Conservatório Nacional de Música de Liubliana, em 2008, a vencedora da bolsa, que lhe foi atribuída pelo Ministério da Cultura da Eslovénia, deu seguimento aos estudos musicais no Codarts Jazz Academy, em Roterdão, na Holanda. Foi lá que estudou com saxofonistas de renome internacional como Simon Rigter, Dick De Graaf e Ben van den Dungen.
Em 2012, em Itália, participou no Siena Jazz Workshop, tendo sido aí distinguida com uma bolsa para a seguinte edição do evento, em 2013. Durante ambos os workshops estudou com Mark Turner, Walter Smith III, Greg Osby, Miguel Zenon, Lionel Loueke, Reuben Rogers, Nir Felder, Avishai Cohen, Ambrose Akinmusire.
No mesmo ano, foi selecionada para integrar a European Saxophone Ensemble, sob a orientação artística de Guillaume Orti. Com esta orquestra realizou várias digressões pela Europa, tendo atuado em eventos como o Jazzdor Berlin, o Jazz Festival Ljubljana e o Tallinn Jazzon Festival.
Em 2016 recebeu o prémio de melhor músico na Competição Internacional de Bandas de Rua em Haizetara, Espanha, e o prémio de melhor grupo com Farra Fanfarra.
A sua experiência pedagógica abrange as aulas de saxofone e combo no projeto Geração Jazz Oeiras, na Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, no projeto Orquestra de Percussão e Sopros do D’improviso/ASL, e na escola Pupilos de Exercito.