Mário Augusto

Convidado Especial FMJ 2014
Mário Augusto

Mário Augusto

Convidado Especial FMJ 2014

Biografia

Jornalista desde 1986, colaborou em diversos jornais, designadamente “O Comércio do Porto”, onde estagiou, “Êxito”, “Sete” e Revista “Sábado”.

Na rádio, trabalhou na “Rádio Comercial”, “Rádio Renascença”, trabalhou durante vários anos na “RDP Antena 1”, “Antena 3” e foi fundador da “Rádio Nova”, em 1989.

Em Televisão tem vindo a desenvolver uma carreira, iniciada em 1985 em programas infantis da RTP (canal 1 e 2) e foi assistente de produção de vários projectos na RTP Porto.

Desde 1988 é jornalista e apresentador de televisão, tendo apresentado vários espaços e rubricas de informação cinematográfica.

Em 92, com o aparecimento da SIC, integrou a delegação do Porto.

Apresenta desde o início da carreira vários programas de cinema e faz habitualmente entrevistas às estrelas da 7ª arte.

Noutras áreas de Televisão, tem realizado Grandes Reportagens, com destaque para o trabalho sobre a situação do Nordeste Brasileiro (no ano de 1994), e para uma investigação sobre a emigração portuguesa na Califórnia e Havai, trabalho que concretizou em 1997, numa grande reportagem da SIC, “Mandem Saudades”, com que ganhou o prémio de reportagem da Fundação Luso Americana para o desenvolvimento.

Entre 99 e 2001 foi um dos repórteres que desenvolveu o projecto de 13 Documentários sobre o “Séc. XX português”, já exibidos na SIC Notícias.

Frequentou o centro de formação da RTP, vários Workshops de comunicação e o centro de formação da RDP.

Desde Janeiro de 2010 regressou à RTP sendo que a Grande reportagem “Até onde poderei sonhar” foi o último grande trabalho que fez como jornalista da SIC.

Apresenta desde 2010 o magazine de televisão “Janela Indiscreta”. Ao regressar aos quadros da RTP, desenvolveu e fundou com uma equipa multidisciplinar a Academia RTP.

Escreveu argumentos para televisão e em breve realizará a sua primeira curta metragem.