Biografia
Luis Rufo
Natural de Évora. Iniciou os estudos musicais na Academia de Música Eborense e em Violino na Escola Profissional de Música de Évora sob a orientação do professor Nikolay Lalov. Participou em diversos concertos a solo, em música de câmara e como Concertino da Orquestra da EPMEV (Escola Profissional de Música de Évora), em Portugal e Espanha, Moçambique e nos Pirinéus, destacando-se ainda os estágios nas orquestras das escolas de música particulares.
Obteve o grau de Licenciatura em violino na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação do Prof. Gareguin Arouthounian. Trabalhou com o Maestro Christopher Bochmann, Prof. Olga Prats, Prof. Stephen Bull, Prof. Khatchatour Amirkhanian, Prof. Roberto Perez, Prof. Alberto Nunes e Prof. Afonso Malão enquanto estudante na ESML. Frequentou Masterclasses com Ifrah Neaman, Massimo Mazzeo, Bertrand Bordeaux e Robert Houlihan. Participou em vários Festivais, dos quais se assinalam o “Festival de Música de S. Roque”, “Io Festival da ESML” e “Cistermúsica”. Enquanto aluno foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Estudou no mestrado em violino na Universidade de Évora, na Classe de Valentin Stefanov.
Colabora com várias orquestras portuguesas, como a Orquestra Gulbenkian, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra “Sinfonietta de Lisboa”, Orquestra Clássica do Algarve, Orquestra Cascais e Oeiras, “Domain Musical”, entre outras, onde trabalha e trabalhou com Maestros como Lawrence Foster, Michael Zlim, James Tuggle, Vasco de Azevedo, Miguel Ivo-Cruz, Nikolay Lalov, Horst Zell, Christhoper Bochmann, Miguel Graça Moura, Rodolf Barshai, Muhai Tang, entre tantos outros. Participou na gravação do CD de obras de Christhoper Bochmann.
Apresenta-se regularmente em recitais na formação de Violino e Piano, violino e Guitarra, trio com piano, e em agrupamentos de câmara, particularmente quarteto e quinteto de cordas, em Portugal, Itália e Bulgária. É membro fundador da Orquestra do Alentejo e colabora com a Orquestra Ibérica.
Lecionou na Academia de Música Eborense, Escola Profissional de Música de Évora, no Conservatório de Música de Ourém. Atualmente, é professor no Conservatório Regional de Évora – Eboræ Mvsica, onde fundou e dirige, desde 2006, a Orquestra de Cordas, e no Conservatório Regional do Baixo Alentejo, tendo sido Júri do Prémio “José Augusto Alegria”.