Biografia
Luís Espadana
Luís Espadana iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Sociedade Filarmónica Vestiariense “Monsenhor José Cacella”, Vestiaria (Alcobaça), com o professor José Marcos Assunção. Prosseguiu a sua formação em Clarinete no Conservatório de Música das Caldas da Rainha e na Academia de Música de Alcobaça, tendo trabalhado com os professores Jorge Trindade, José António Santos e Jorge Camacho.
Frequentou a Academia Nacional Superior de Orquestra e concluiu a Licenciatura em Música – vertente de Interpretação (Clarinete) na Universidade de Évora, sob a orientação do professor Étienne Lamaison. Obteve, posteriormente, o Mestrado em Ensino da Música, com especialização em Instrumento (Clarinete) e Música de Conjunto, na Escola Superior de Música de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa, orientado pelo professor Paulo Gaspar.
Ao longo do seu percurso, participou em diversos estágios de aperfeiçoamento, tendo trabalhado com os clarinetistas Josep Fuster, Juan António Ferrer, Nuno Silva, Luís Gomes, Rui Martins, Joaquim Ribeiro, António Rosa, Iva Barbosa e António Menino.
Enquanto intérprete, integrou diversos projetos musicais, destacando-se como membro fundador do Ensemble Vocal Vestea Cantata e como clarinetista da orquestra de madeiras The BellsWood Ensemble, da Orquestra Marquês de Pombal e do Luft Trio.
Na área pedagógica, lecionou Clarinete no Conservatório de Artes Canto Firme (Tomar) e, atualmente, exerce a função de docente na Escola de Artes do Norte Alentejano, no distrito de Portalegre.
Através da Associação Cultural Arte Piacere coorganiza e pertence à equipa de formadores do Woodwinds Summercamp – Galveias, um estágio para Orquestra de Madeiras e Percussão.
Em 2019 assumiu o cargo de maestro da Banda da Sociedade Filarmónica Recreativa Pataiense, Pataias (Alcobaça).