Biografia
Luis Carvalhoso
Natural de Arcos de Valdevez, aí iniciou os seus estudos musicais com 8 anos de idade.
Em 1994 ingressou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, tendo estudado violoncelo nas classes dos professores Pétia Samardjieva e Iminas Kucinskas.
É licenciado em violoncelo pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico de Porto, onde estudou com o professor Jed Barahal, tendo-lhe sido atribuído o prémio Engenheiro António de Almeida.
Em 2004, foi bolseiro do Programa Erasmus, através do qual estudou no Royal Welsh College of Music and Drama, em Cardiff, com o professor Peter Esswood. Realizou masterclasses de violoncelo com os professores: Paulo Gaio Lima, Miguel Rocha, Anner Bylsma, Lluis Claret, Oliver Parr, entre outros.
Nos últimos anos, como membro de várias orquestras, realizou concertos em diversas localidades de Portugal, bem como em países como Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Brasil.
Leccionou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga, no Conservatório do Vale do Sousa em Lousada, no Conservatório de Música do Porto, no Instituto Piaget de Mirandela, na Escola de Música Maiorff, no Conservatório de Música da Maia, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo na Academia de Música de Viana do Castelo e na Academia de Música de Costa Cabral. Atualmente desenvolve a sua atividade docente na Escola de Música Óscar da Silva – Matosinhos.
No ano 2005, venceu o primeiro prémio do concurso “Prémio Jovens Músicos” na categoria de Música de Câmara de Nível Superior com o “Quarteto de Cordas Freitas-Branco”. É fundador e membro da Camerata Portuguesa e Presidente da Vibrato Associação Cultural.
Paralelamente tem vindo a desenvolver uma intensa atividade como Maestro. Estudou Direção no Istituto Superiore Europeo Bandístico em Trento – Itália, com os maestros Jan Cober, José Rafael Pascual Vilaplana e Alex Schillings. Foi maestro da Banda de Música de Sanguinhedo – Vila Real em 2007 e 2008, da Orquestra de Cordas do Conservatório do Vale do Sousa entre 2006 e 2009 e das Orquestras de Sopros, Cordas e Sinfónica da Academia de Música de Costa Cabral entre 2013 e 2017. Com a Orquestra de Sopros e Percussão da Academia de Música de Costa Cabral gravou um CD para a editora holandesa Molenaar. É regularmente convidado para orientar estágios de orquestra em escolas o Ensino Especializado Artístico. Desde 2010 é maestro e diretor artístico da Banda Musical de Gondomar.