Biografia
José Almeida
Nascido em 1999, inicia os estudos musicais em 2007 no Conservatório de Música de Sintra em guitarra clássica, onde permanece até 2011; no ano seguinte inicia os estudos em baixo elétrico tendo estudado com Nuno Allan, baixista importante no panorama musical português.
Em 2016 ingressa na escola de jazz do Hot Club, escola de relevo no jazz nacional, onde estuda com Luís Cunha, César Cardoso, Nuno Costa e Francisco Brito, entre outros. Aos 18 anos é admitido na Escola Superior de Música de Lisboa, a mais importante universidade de Jazz e Música Moderna do país, onde tem aulas de contrabaixo, improvisação e composição com membros fundamentais do jazz português como Pedro Moreira, João Moreira, Afonso Pais, André Fernandes, Nelson Cascais, Bernardo Moreira e Gonçalo Marques.
Durante a sua formação teve aulas e frequentou workshops e masterclasses com músicos de renome mundial como , Peter Evans, Ohad Talmor, Thomas Morgan, Petter Eldh, Rodrigo Constanzo, Panayiotis Kokorasm, Shane Endsley, Gilad Hekselman, Perico Sambeat, Carlos Bica, Mike del Ferro, Joe Lovano, Romain Pilon, Dan Weiss, David Binney e Paulo Padilha.
É um músico de jazz experiente, tendo feito algum trabalho de produção e também de programação artística na Praça da Alegria, em Lisboa, com concertos de jazz semanais.
Tocou com Ohad Talmor, Shane Endsley, Peter Evans, André Fernandes, Óscar Graça, André Silva, Jesús Santandreu, João Paulo Esteves-da-Silva, Javier Subatin e muitos outros.
Participou no projeto Medinea (Mediterranean Incubator for New and Emerging Artists), como representante de Portugal e orientado pelo incrível músico belga Fabrizio Cassol, na ilha de Malta e com músicos oriundos de todo o Sul da Europa.
Participou em teatros profissionais como “Karl Valentin Kabarett” e “Mãe Soberana” da companhia “Teatro do Elétrico”, com apresentações internacionais e também em produções ArtFeist, no Casino Estoril.
É o baixista da banda “Kumpania Algazarra”, importantíssima banda de Fanfarra no circuito musical português, também com apresentações internacionais.
Tocou já em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha, Malta, Suíça, Sérvia, Polónia e Macau.