Iva Barbosa

Clarinete
Iva Barbosa

Iva Barbosa

Clarinete

Biografia

Iva Barbosa

Uma das clarinetistas portuguesas mais destacadas, Iva Barbosa é detentora dos mais importantes prémio nacionais, bem como de várias distinções internacionais.

Iniciou os seus estudos musicais com o seu pai, prosseguindo-os no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Porto nas classes dos Professores Adam Wierzba e António Saiote, respectivamente.

Participou em Master Classes com professores como: António Saiote, Guy Deplus, Michel Arrignon, Philippe Cuper, Enrique Perez Piquer, Stephane Hascöet, Alain Damiens, Philippe Berrod, José Luís Estellés e Larry Combs.

Foi premiada em mais de uma dezena de concursos, dos quais se destacam: 1º prémio no XII Concurso de Interpretação do Estoril/Prémio El Corte Inglês; 1º Prémio no Concurso Jovens Músicos/RDP; 1º prémio no I Concurso Internacional de Clarinete do Porto; 1º Prémio no Concurso Jovem Revelação do Rotay International; 2º prémio no Concurso Internacional “Young Artist Competition”, Utah, EUA; 2º Prémio no Concurso Internacional “Villa de Montroy”, Valencia, Espanha;Prémio Maestro Silva Pereira; Semifinalista no Concurso Internacional “Prague Spring”(Primavera de Praga).

Tocou como solista com várias Orquestras, entre elas a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra Académica do Porto, a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, a Orquestra de Câmara de Cascaias e Oeiras, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Tem-se apresentado a solo, com orquestra e em música de câmara em todo o país, bem como em Itália, Bélgica, Espanha, Japão, China e Canadá.
Colabora regularmente como músico convidado com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e com a Orquestra Gulbenkian.

Foi convidada a ministrar cursos de aperfeiçoamento nos Açores, nos Cursos Internacionais de Música de Guimarães, nos Cursos de Verão de Oliveira do Bairro, na Academia de Música Costa Cabral, no Instituto Piaget de Mirandela, no Conservatório Regional de Vila Real, na Academia de Avintes, na Escola Profissional de Música de Espinho, Conservatório de Música de Portalegre, Conservatório de Las Palmas – Canárias -, e no Conservatório de Tenerife.

É membro fundador do Quarteto Vintage.

Atualmente é diretora pedagógica e professora na Escola Profissional Metropolitana.