Biografia
GONÇALO PEREIRA
Natural de Pousos em Leiria, iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos no Orfeão de Leiria e aos 9 anos na Sociedade Artística Musical dos Pousos.
Aos 16 anos ingressa no curso de fagote na Escola Profissional de Artes da Beira Interior na classe do professor João Brito.
Completou a Licenciatura em Fagote na Escola Superior de Música de Lisboa com o professor Arlindo Santos.
Continuou os seus estudos musicais na Musikhögskolan i Malmö na Suécia durante dois anos, na classe do professor Asger Svendsen.
Concluiu em 2017 o mestrado de pedagogia na Escola Superior de Música de Lisboa.
Ao longo do seu percurso profissional colaborou com as orquestras Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Clássica do Sul, Gävle Symfoniorkester, Malmö Symfoniorkester, Orquestra de Câmara Portuguesa, Orquestra Metropolitana de Lisboa e Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Enriqueceu a sua formação profissional com os maestros Adrien Leaper, Alberto Roque, Antonio Pirolli, Emilio Pomarico, Ernest Schelle, Enrico Onofri, Jean – James Judd, Joana Carneiro, Michael Zilm, Pedro Carneiro, Pedro Neves, Petri Sakari, Richard Wartien e Sebastaen Bereau.
Frequentou Master Classes com os professores Asger Svendsen, David Borrás, Giorgio Mandolesi, Jørgen Bracht, Matthias Rácz, Pierre Olivier Martens e Stefano Canutti.
Foi membro fundador dos grupos de Musica de Câmara; Ar Ensemble e do Ensemble de Palhetas Duplas.
Desenvolve a sua actividade pedagógica na Escola de Musica do Orfeão de Leiria e na Escola de Musica de Linda a Velha onde lecciona as disciplinas de Fagote e Música de Câmara.