Biografia
Gonçalo Marques
Gonçalo Daniel Alves Marques iniciou os seus estudos musicais com 8 anos de idade no Catujal, concelho de Loures, ingressando posteriormente na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa, na classe de Tuba / Eufónio do professor Ilídio Massacote e do professor Nuno Fernandes. É Licenciado em Eufónio e Mestre no Ensino da Música pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe de Tuba e Eufónio do Professor Adélio Carneiro
É membro do trio 2 Chamadas Não Atendidas onde se alia a um oboé e um piano em busca de novas ideias, desenvolvendo a sua criatividade na construção de temas originais, gravando em 2020 o seu primeiro álbum. É também membro do quarteto de tubas Tupho Ensemble.
Atualmente desempenha as funções de instrumentista em Eufónio na Banda de Música da Força Aérea, na qual ingressou em 2004, assumindo as funções de chefe de naipe e professor de instrumento. Colabora regularmente com a Big Band Lisbon Swingers dirigida por Claus Nymark, na qual toca trombone.
No ano letivo 2022/23 obtém uma pós-graduação em Estudos Avançados de Polifonia na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, introduzindo-se assim no mundo da música antiga com o serpentão, instrumento antepassado da tuba.
Paralelamente à sua vertente de execução, foi professor na Academia de Música de Óbidos, no Conservatório de Música das Caldas da Rainha e desde setembro de 2010 na Escola Profissional Metropolitana, lecionando eufónio e música de câmara.
Numa vontade de dinamizar e motivar a classe de tubas e eufónios em Portugal, tem vindo a organizar e a leccionar workshops, masterclasses e concursos um pouco por todo o país, sendo membro ativo da Associação Portuguesa de Tubas e Eufónios – APTE e artista Besson do grupo Buffet Crampon, contribuindo para a divulgação dos instrumentos da marca e na partilha de conhecimentos por todo o território continental e ilhas.