Filipe Coelho

Trompete
Filipe Coelho

Filipe Coelho

Trompete

Biografia

Filipe Coelho

Inicia os seus estudos musicais na banda musical de Paços de Ferreira tendo ingressado mais tarde na Escola Profissional Artística do Vale do Ave (ARTAVE), onde conclui o curso básico de trompete na classe do professor Kevin Wauldron e o curso complementar na classe do professor Paulo Silva.

Em 1998 ingressa na Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) na classe de trompete do professor Dr. David Burt. Em 2003 termina a licenciatura em instrumentista de orquestra e é admitido na Staatliche Hochschule für Musik Karlsruhe tendo como principais professores duas referências do panorama musical, Reinhold Friedrich e Dr. Edward Tarr. 
Conclui em 2013 o Mestrado em Ensino de Música na Academia Nacional Superior de Orquestra/ Universidade Lusíada.

Frequentou masterclasses com Eric Aubier, Rod Franks, Philip Smith, Hakan Hardenberger Allen Vizzutti, Pierre Thibaud, Michael Sachs, Mathias Hoffs e Reinhold Friedrich.
Participou no 1º Concurso Nacional de Trompete de Castelo de Paiva, onde obteve o 3º prémio da classe A (nível superior).

Foi laureado em 1998 na categoria superior do Premio Jovens Músicos.
 Foi durante a temporada 2013 solista B convidado da Orquestra do Algarve.
 É solista do projeto Lisbon Film Orquestra. 
Cooperou desde a temporada 2011 com a Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.
 Como músico convidado colabora regularmente com algumas das principais orquestras portuguesas tais como Orquestra Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Clássica do Sul, tendo trabalhado com diversos maestros de prestígio internacional. 
É membro fundador do grupo de música contemporânea Lisbon Ensemble XX/XXI. Ainda neste âmbito colabora regularmente com outras formações como a OrchestrUtopica, Ensemble MpMp e GMCL (Grupo de Música Contemporânea de Lisboa).

É membro fundador do Quinteto de Trompetes Almost6 com o qual desenvolve uma atividade regular desde 2007, tendo-se apresentado a solo com a banda da GNR e gravado o cd “Sopros em Laboratório”. Ainda com os Almost6 apresentou-se no programa da Rádio Televisão Portuguesa “Sons da Música” e organiza desde 2012 o evento bi-anual “Festival Internacional de Trompetes Almost6”.

Apresentou-se com diversas formações de câmara e ensembles em Portugal, Espanha, França e Alemanha. 
Da sua atividade docente destacam-se vários Workshops e Masterclasses orientados em Portugal.

Atualmente lecciona a classe de trompete na Escola Profissional Metropolitana e na Escola de Música do Conservatório Nacional.