Biografia
Ana Brízida Oliveira
Ana Brízida Oliveira é docente na Academia de Música de Paços de Brandão e a sua classe conta com alunos premiados em vários concursos nacionais.
Licenciada e Pós-Graduada em Performance, pela Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, na classe do professor Augusto Trindade.
Atuou em várias salas emblemáticas em Portugal, Espanha, França, Alemanha e Brasil, salientando-se os concertos com a Orquestra Filarmónica Portuguesa, no Théâtre des Champs-Elysées, e com a Orquestra APROARTE, na Konzerthaus Berlim.
Frequentou masterclasses com os professores Augusto Trindade, Daniel Rowland, Zofia Wóycika e Rodin Rathnam. Colaborou com diversas formações orquestrais nomeadamente Orquestra de Jovens Internacional, Orquestra Uex, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra de Jovens do Concelho de Santa Maria da Feira, APROARTE, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim, Orquestra Sinfónica ESART, Camerata Nova´Arte, Orquestra de Algarve, ESART Ensemble e Orquestra Filarmónica Portuguesa tendo trabalhado com os maestros Osvaldo Ferreira, Cesário Costa, Pedro Neves, Luís Carvalho, Pedro Carneiro, Ernest Schelle, Dominique Sourisse, Manuel Ivo Cruz, Omri Hadari, Brian Schembri, Gerard Dorothy, entre outros.
Participou em diversos festivais tais como Young Euro Classic (Berlim), Oficina de Música de Curitiba (Brasil), Festival Internacional de Música de Santa Maria da Feira, Festival Internacional da Póvoa de Varzim, Primavera Musical de Castelo Branco, Festival Internacional de Música de Paços de Brandão (FIMUV) e Festival Internacional de Música de Lagos, como solista.
Na sua formação inicial, estudou com os professores João Paulo Jesus, Malgorzata Wierzba e Maria João Silva na Academia de Música de Espinho e na Escola Profissional de Música de Espinho esteve sob orientação dos professores Radu Ungureanu, Daniela Radu e Emilia Vanguelova.
Concluiu a Profissionalização em Serviço pela Universidade Aberta.