Biografia
Acácio Salero
Acácio “Salero” Cardoso nasceu em Viana do Castelo em 1967. Iniciou os seus estudos como autodidacta e aos 14 anos, começou a estudar bateria, na FAOJ em Viseu, com o professor Manuel Martins.
Aos 18 anos ingressou na Escola de Jazz do Porto na qual estudou com Mário Barreiros e onde mais tarde viria a leccionar. Foi membro fundador do Septeto de Jazz do Porto e da Orquestra de Jazz do Porto.
Em 1988 desloca-se a Madrid para participar em workshops com Adam Nussbaum, John Abercrombie, Jim McNealy, Jerry Bergonzi e Mike Richmond. Em 1990 e 91 participa em workshops com Kenny Washington, Alan Dawson, Sir Roland Hanna, Rufus Reid, Clark
Terry, Hal Galper, Ira Gitler e Bill Pierce.
Com o Quarteto de Luís Lapa participou, em 1993, no Cumplicidades I, o primeiro intercâmbio cultural apoiado pelos organismos culturais portugueses Gesto (Porto) e Acert (Tondela), no qual músicos portugueses se deslocaram em tournée às principais cidades do nordeste
brasileiro. Em 1994 foi solicitado para co-dirigir com Bill Goodwin (baterista do Quinteto de Phil Woods) o programa de bateria e percussão para o Artico, uma organização patrocinada pela União Europeia, que
realizou cursos para músicos profissionais na área de Lisboa.
Também autodidacta no saxofone, estudou improvisação com o Prof. Alberto Jorge. Tem vindo a estudar saxofone alto e composição desde 1998.
É co-fundador do projecto de “world music” – Adufes – encomenda feita pelo Comissariado da Expo 98.
Participa no Colectivo Português de Percussão que sob a direcção de Max Roach actuou integrado no Festival de Jazz da Fundação Calouste Gulbenkian.
Tem feito várias tournées pela Europa e, além de numerosos programas de televisão, tem actuado no Hot Clube de Portugal, Centro Cultural de Belém, Teatro Rivoli, Aula Magna e Casa da Música e em diversas salas culturais em Portugal.
Acácio “Salero” Cardoso já tem tocado com muitos músicos de renome, tanto estrangeiros como nacionais em diversos estilos musicais.