Pedro Santos

Convidado Especial FMJ Páscoa 2013
Pedro Santos

Pedro Santos

Convidado Especial FMJ Páscoa 2013

Biografia

Natural de Almada, iniciou os seus estudos musicais aos 5 anos no Instituto Musical Matono com o professor Joaquim Raposo (pai do pianista António Rosado), sendo mais tarde aluno do professor Vitorino Matono com quem concluiu o curso de Acordeão com elevada classificação.

Em 1982 obteve o 4º lugar no Certame Internacional de Acordeão em Bilbao, na categoria Junior-concertista.

No mesmo ano obteve o 2º lugar no Certame Internacional de Acordeão em San Sebastian, na mesma categoria.

Em 1985 foi vencedor no Troféu Ibérico de Acordeão na categoria de Concertistas Juniores. Em 1989 foi vencedor do 1º Trofeu Nacional de Concertistas de Acordeão na Categoria Sénior. Em 1991 foi convidado pela Orquestra Sinfónica do Porto (a extinta Régie) para actuar num tema interpretado pelo Tenor Luciano Pavarotti no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.

Tem Participado em Grupos de Musica de Câmara, Orquestras, nomeadamente a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Solistas de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Nacional do Porto e Orquestra Sinfonieta de Lisboa. Actuou em duo com a violoncelista Irene Lima no Festival Terras Sem Sombra 2011, em Grândola.

Formou com o seu colega Paulo Ferreira o DUO DAMIAN (tendo como objectivo a divulgação do acordeão de concerto) que tem actuado por todo o país e estrangeiro, nomeadamente França e Itália. Tem também um Duo Canto/Acordeão com o Barítono José Corvelo, abrangendo repertorio variado que vai desde trechos de ópera, passando por musicais Americanos, modinhas Brasileiras e, não podendo de modo algum esquecer os tangos de Carlos Gardel e as celebérrimas canções Napolitanas.

É membro-fundador do Quinteto Lusotango (www.lusotango.pt) e do Trio Urbanensemble (www.urban-ensemble.com). Desde 2006 que é músico residente dos Concertos para Bebés (www.concertosparabebes.com).

Tem também participações a nível musical com os grupos de Teatro “Cornucópia”, “O Bando” e “Novo Grupo”, com as cantoras Dulce Pontes, Tereza Salgueiro, Mafalda Arnauth, Mísia, com José Mário Branco, Carlos Alberto Moniz, Hélder Moutinho, com o músico canadiano Bem Charest, com o compositor Eugénio Rodrigues, Daniel Schevetz, entre outros…