Luís Oliveira
tuba

Luís Oliveira BôlaNasceu em Águeda em 1983. Iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Arte da Beira Interior (Covilhã) na classe do professor Amílcar Gameiro onde concluiu o Curso Básico de Instrumento em 2005.

No ano lectivo de 2005-2006 integra na Academia Nacional Superior de Orquestra o curso livre de instrumento, onde teve como professor Sérgio Carolino em tuba e música de câmara.

Em 2007 ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) na classe de tuba do professor Sérgio Carolino onde, em 2010, termina a licenciatura.

É membro do Ensemble Português de Tubas “How Low Can You Go?!” e também membro fundador do Quinteto de Metais “Carnyx Brass”.

Participou em masterclasses de tuba orientados pelos grandes mestres do panorama tubístico como Sérgio Carolino, Roger Bobo, Steve Rossé, Mel Cubertson, Roland Szenpáli, Shmuel Hershko, Thierry Thibault, Deanna Swoboda, Anne Jelle Visser, Harri Lidsle, Oren Marchall, James Gourlay, David Kutz, Mike Forbes, François Thuilier e Oystein Baadsvik.

Participou nas orquestras de jovens de Santa Maria da Feira, Orquestra de Jovens de Águeda ,Orquestra Nacional de Sopros do Templários, Orquestra ESART, Orquestra EPABI, Orquestra APROARTE e Orquestra BISYOC em Inglaterra.

Apresentou-se a solo com a Orquestra de Sopros EPABI e o Ensemble Português de Tubas “ How Low Can You Go?!”.

Tem participado regularmente em vários programas com a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte e Orquestra Gulbenkian.

No ano de 2007 foi seleccionado por concurso para a Gustav Mahler JugendOrchester onde fez digressões por Itália, Alemanha, Brasil e Argentina.

Ao longo destes anos trabalhou com os seguintes maestros: Joana Carneiro, Cesário Costa, Omri Hadari, Rolf Gupta, Martin André, Philippe Jordan, James Tuggle, Júlia Jones, Christoph konig, Marc Tardue, Patrick Lange, Peter Rundel, Joseph Swenson , Eivind Gullberg Jensen, Gerard Swartz entre outros.

Em 2008 foi laureado com o 3º prémio no concurso nacional “Terras de La Sallete.”

Orientou cursos de aperfeiçoamento musical em Vouzela, Castro Daire, Santa Comba Dão,Troviscal e Espinho.

Actualmente lecciona a disciplina de Tuba nas academias de Música de Vale de Cambra e Cantanhede, no Conservatório de Música e Artes do Dão e na Escola Profissional da Serra da Estrela em Seia.