Carlos Azevedo
Dir. Mus. Big Band/ Piano
Carlos Azevedo define-se como compositor escrevendo para formações desde o instrumento solista à orquestra – sinfónica ou jazz.
Tem sido protagonista do movimento jazzístico portuense, tanto no campo educativo como performativo e partilha com Pedro Guedes a Direcção Musical da Orquestra Jazz de Matosinhos.
Estudou piano no Conservatório de Música do Porto frequentando os Cursos Superiores de Piano e Composição na ESMAE assim como o curso de Composição. Mestrado e Doutoramento em Composição na Universidade de Sheffield com George Nicholson.
A fatia maior das suas composições e arranjos no campo do jazz tem sido escrita para a OJM, mas recebe encomendas para de formações como European Youth Jazz Orchestra, Brussels Jazz Orchestra e David Linx). Foi finalista do Concurso Internacional de Composição da Brussels Jazz Orchestra, conquistando o primeiro prémio.
No campo da música erudita as suas obras mais tocadas são Drumming the Hard Way encomenda do Drumming – Grupo de Percussão e Poema – encomenda do Ministério da Cultura Delegação Regional da Cultura do Norte. Em 2012 estreia a ópera Mumadona, com libreto de Carlos Tê, uma encomenda de Guimarães – Capital Europeia da Cultura. Professor de Análise na ESMAE e Vice-Presidente. Co-dirige a OJM, para a qual escreve composições e arranjos originais e onde se apresenta frequentemente como pianista.
Integrou o júri dos Concursos de Composição Lopes-Graça, Cláudio Carneyro e da Póvoa do Varzim, Brussels Jazz Orchestra.