Augusto Trindade
Masterclasse Violino

Augusto TrindadeIniciou os seus estudos musicais na Academia de Música de Espinho, na classe do professor Fernando Ferreira.

Posteriormente, na Academia de Mú­sica de Pa­ços de Brandão foi discípulo do professor Carlos Fontes. Concluiu o Curso Su­­perior de violino na Escola Superior de Mú­sica e Artes do Espectáculo do Instituto Po­litécnico do Porto, na classe da professora Zofia Woycicka.

Enquanto bolseiro da Se­cre­taria de Estado da Cul­tu­ra Portuguesa, obteve o grau de Mes­tre em Artes no Con­ser­vatório Estatal Rim­sky-Korsakov de S. Petersburgo (Rússia), reconhecido pela Uni­ver­sidade de Évora. É detentor do título de Especialista na área de performance. Ac­tu­al­­mente, é doutorando na Universidade da Extremadura (Espanha).

Durante a sua formação, foi também bolseiro da Fundação Calouste Gul­ben­ki­an, fre­quentou masterclasses com Zakhar Bron, Mikhail Gantvarg e Aníbal Lima. Pos­te­ri­ormente, estudou com Gerardo Ribeiro na Northwestern University, em Chicago (EUA).

Realizou recitais a solo e música de câmara em Portugal e no Estrangeiro, des­ta­­cando-se a sua participação no XXI e XXVII Festival Internacional de Música de Cu­ri­ti­ba (Brasil), na 4ª Semana da Música de Ouro Branco (Brasil), no Festival In­ter­na­­cional de Música de Gaia, Santa Maria da Feira e Festival Internacional de Música de Lagos.

Foi solista com várias Orquestras, nomeadamente a St. Petersburg State Or­ches­tra (Rússia), Or­ques­tra do Conservatório de S. Petersburgo, Orquestra da Escola Su­perior de Artes A­pli­­cadas de Castelo Branco, Orquestra da Universidade da Ex­tre­ma­du­ra, Orquestra de Câmara Portuguesa, No­va Or­ques­tra de Câmara do Porto, Or­ques­tra Sinfónica Jovem da Universidade de Cam­pi­nas (Bra­sil),
Orquestra Sinfónica da Pó­vo­a de Varzim, ESART Ensemble, Or­ques­tra do Festival In­ternacional de Música de Lagos e Orquestra da Escola Profissional de Música de Espinho.

Estreou-se em direcção de Orquestra na XXVII Edição do Festival Internacional de Música de Curitiba, dirigindo a Orquestra de Câmara do referido Festival.

Integrou o júri do Concurso de Cordas do Norte, Concurso Santa Cecília e Paços’ Premium.

É convidado regularmente para realizar masterclasses, des­tacando-se o Festival de Música de Curitiba (Brasil), Universidade de Cumhuryiet (Turquia), Uni­ver­sidade Es­tatal de Campinas (Brasil), SESI/FIEC em Fortaleza (Brasil), Festival Inter­na­ci­o­nal de Mú­sica da Póvoa de Varzim, Festival In­ternacional de Música de Lagos, Academia de Mú­sica de Paços de Brandão, Conservatório de Música de Vila Real, Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulben­ki­an, Conservatório de Música de Fátima/Ourém, Instituto Superior Piaget de Viseu, Festival Internacional de Santa Maria da Feira, entre outros.

Colaborou regularmente com a Orquestra do Algarve, nomeadamente enquan­to concertino.

A sua classe conta com alunos premiados em Concursos Nacionais e In­ter­na­cio­nais, destacando-se a Orquestra de Jovens da União Europeia (EUYO), Orquestra Sin­fó­ni­­ca do YouTube (YTSO), Orquestra J. Futura (Itália), Concurso Santa Cecília (Porto), “Pa­­ços’ Premium, Concurso Internacional do Fundão, entre outros.

Actualmente, é concertino da Orquestra da Universidade da Extremadura, Or­ques­­­tra Uex, e membro da comissão instaladora da respectiva Orquestra, concertino da “Camerata Nov’Arte” e membro fundador do “ESART Ensemble”.

Gravou para a Editora Nu­mé­ri­ca, para a RDP, RTP e SIC, TV Brasil, TVC, TV Glo­bo e TV Bandeirantes (Brasil).

É professor de violino na Academia de Música de Paços de Brandão e na Es­cola Su­perior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco, onde é co­orde­na­dor do mes­tra­do em música,
membro da comissão artística da Orquestra ESART, mem­bro do conselho técnico-científico e do conselho pe­dagógico.