Sofia Cosme

Flauta Transversal
Sofia Cosme

Sofia Cosme

Flauta Transversal

Biografia

Sofia Cosme

É flautista, e professora de flauta transversal desde 1999. Nascida em 1978 em Lisboa, formou-se nesta cidade, primeiro na Escola de Música do Conservatório Nacional, depois na Escola Superior de Música de Lisboa. Foi bolseira do Instituto Politécnico de Lisboa para participar no programa Erasmus, realizando parte dos seus estudos no Conservatório Real de Bruxelas, em 1998.

Interessando-se desde cedo tanto pelo aperfeiçoamento como intérprete no seu instrumento, como pela pedagogia do mesmo, participou em cursos e Masterclasses de flauta com pedadogos de renome tais como Trevor Wye, William Bennett, Patrick Gallois, Istvan Matuz, Herbert Weissberg e Jaime Martin entre outros. Depois de terminar os seus estudos, viveu entre 1999 e 2001 na Malásia, trabalhando na Orquestra Sinfónica Nacional desse país, onde também leccionou flauta e música de câmara em várias instituições de ensino em Kuala Lumpur e em Penang. Foi músico convidado na Malaysian Philharmonic Orchestra, Penang State Symphony Orchestra (com a qual tocou como solista numa tourné à Austrália) e Kuala Lumpur Symphony Orchestra.

Foi professora de flauta em diversas escolas e conservatórios, tais como a Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Tomar) e o Conservatório de Cascais, sendo de momento professora no Conservatório de Música da Metropolitana (desde 2002), no Colégio St. Julian’s School (desde 2003) e no Instituto de Música Vitorino Matono (desde 2013), tendo já leccionado a alunos entre os 6 e os 74 anos de idade nos mais variados níveis de ensino. Tem já o previlégio de ter como colegas professores de flauta em Portugal alguns dos seus próprios ex-alunos. Em paralelo, colabora frequentemente com a Orquestra Gulbenkian e com a Orquestra do Algarve como músico convidado, tendo também já tocado, nos anos dos seus estudos, com a Orquestra Sinfónica Juvenil e a Orquestra Académica Metropolitana, e depois de os terminar, com a Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, Orquestra do Norte e a Orquestra Metropolitana, assim como com diversos grupos de música de câmara.

Frequenta presentemente o curso de Licenciatura em Música Antiga – Traverso – na Escola Superior de Música de Lisboa e terminou em 2013 o curso profissionalizante de Mestrado em Ensino da Música – com especialidade em Flauta – na Academia Nacional Superior de Orquestra em parceria com a Universidade Lusíada, com o prof. Nuno Inácio.