Sara Silva

Violino

Sara Silva

Violino

Biografia

Sara Silva

Sara Silva (1990) natural do Porto, atualmente é professora de violino na Academia de Artes de Chaves.

Integrou várias orquestras como Orquestra de Câmara Portuguesa, Malaysian Philarmonic Orchestra, Philarmonie Zentralschweiz Luzern-Basel, Junge Kunster Bayreuth, Staatsorchester Kassel, Orquestra Filarmónica Portuguesa, entre outras.

Sara Silva estudou violino na Escola Profissional de Música de Espinho com o professor Nuno Soares (2008). De 2008 a 2010 estudou na Escola superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto com o professor Vítor Vieira e Marta Eufrásio. Prosseguiu os seus estudos em Basileia na Musikhochshule Basel com o professor Rainer Schmidt obtendo o mestrado em Performance. Em 2018 Concluiu o Mestrado em ensino na ESMAE.

Durante a sua formação frequentou várias masterclasses com Sergey Krilov, Hagai Shaham, Maximo Quarta, Sebastian Schmidt, Gerardo Ribeiro entre outras.

Como docente tem desenvolvido vários projetos multidisciplinares artísticos como “Que futuro” no âmbito “Jovens empreendedores/ the challenge” la caixa, “Dejá vu” e Sharp Marshmallows.

Entusiasta pelas artes visuais e digitais, em 2022 com Playbleu a sua obra “4’33” foi selecionada em parceria com Zet Galery e a Câmara municipal de Braga para o Actum III – Viagens de Saramago.  Em 2024 em colaboração com Playbleu, Maria Oliveira e Luís Pacheco, “Memórias de um corpo”, uma curta-metragem, é selecionada para a apresentação no festival Entre Curtas. Foi ainda apresentado o seu último trabalho “We are too close to be so far away” na Galeria Geraldes, Porto.