Biografia
Sandra Ochoa
Sandra Ochoa natural de Alemanha, iniciou os estudos musicais na Musik- und Kunstschule, na Classe de Piano do professor Harald Müller. Em 2004 começou os seus estudos na Classe de Fagote do professor Zsolt Pap na Escola Profissional de Arte de Mirandela. Em 2006 iniciou os estudos no Contrafagote, tendo aulas privadas com o professor Robert Glassburner. Ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe do professor Franz Dörsam em 2009 e na Universidade de Évora em 2010 com Eduardo Sirtori onde concluiu a licenciatura. Na Universidade do Minho frequentou o Mestrado em Ensino da Música na classe de Fagote do professor Roberto Erculiani o qual concluiu em 2014.
Participou e trabalhou em Master Classes e Estágios de Orquestra Jovem, entre outros na Academia Gustav Mahler em 2010 e 2012.
Desenvolveu também atividade orquestral, atuando em Orquestras, entre outras, como: Orquestra Sine Nomine, Orquestra de Câmara do Minho, Banda Sinfónica Transmontana, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Metropolitana, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Clássica do Centro sobre direção de vários maestros.
Iniciou a sua carreira docente em 2014. Lecionou no Centro de Cultura Musical, Escola Profissional do Vale do Ave até 2020 e na Academia de Artes de Chaves até 2022.
Desenvolveu funções de 1º Fagote na Orquestra Clássica da Madeira durante a temporada 2013/2014.
Atualmente é Professora no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga e no Conservatório Regional de Gaia. É também membro do quinteto Quas´in Modus e 2º Fagote na Orquestra Costa Atlântica.