Patrícia Durães Soares

Violino

Patrícia Durães Soares

Violino

Biografia

Patrícia Durães Soares

Iniciou os estudos musicais aos 5 anos de idade na Academia de Música do Método Suzuki “A Pauta”. Mais tarde, ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, onde terminou o Curso de Secundário com 20 valores.

Participou em masterclasses com Ani Schnarch, Felix Andrievsky, Itzhak Rashkovsky, Cihat Askin, Gerardo Ribeiro, Yuri Nasushkin, Yan Repko, Elizabeth Wilson, Bartek Niziol e Nuno Soares. Em agosto de 2011 e 2012, após convite, integrou o “New Virtuosi International Violin Mastercourse”, em Duino (Itália), dirigido pela Professora Ani Schnarch.

Foi laureada em vários concursos dos quais se destacam: 1 o Prémio no Concurso de Cordas Alto Minho (2008), 1 o Prémio no Concurso Internacional do Fundão (nível IV em 2010), 1 o Prémio no Concurso Internacional do Fundão (nível V em 2011), 1o Prémio no Concurso Internacional do Fundão (nível superior em 2014) e o 1 o Prémio na 26 a edição do Prêmio Jovens Músicos (Categoria Média). Em junho de 2013 participou numa tournée, em que se apresentou a solo e em música de câmara, na Alemanha e na Áustria, a convite da EMCY, com outros três jovens músicos laureados em concursos internacionais.

Apresentou-se como solista em Itália, Eslovénia, Croácia, EUA, Espanha, Portugal, Alemanha, Áustria e Inglaterra. Em maio de 2012, tocou a solo acompanhada pela Orquestra Clássica Espinho, sob a direção do maestro Pedro Neves. Em setembro de 2012 apresentou-se a solo com a Orquestra Gulbenkian e a maestrina Joana Carneiro. Em maio de 2015 interpretou o Poéme de Chausson acompanhada pela Atlantic Coast Orchestra.

Em maio de 2017 terminou o Curso Bachelor of Music (Hons) do Royal College of Music, onde estudou com a professora Ani Schnarch, e em Junho de 2020 o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE).

Atualmente leciona no Conservatório de Guimarães e na Academia de Música de Castelo de Paiva e é membro do Quarteto Músicos do Coliseu do Porto.