Nuno Soares

Violino

Nuno Soares

Violino

Biografia

Nuno Soares

Nasceu na cidade do Porto e iniciou os seus estudos musicais aos seis anos de idade na Academia de Música de Viana do Castelo. A sua formação como violinista foi inicialmente orientada pelo professor Macau Filipe. Em 1992 ingressou na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave, da qual se graduou em 1998. Pertencendo à classe de violino da professora Suzanna Lidegran teve também a oportunidade de trabalhar com o professor Alberto Gaio Lima.

Nuno Soares é licenciado pelo Royal College of Music (Londres). Aluno da classe de violino de Felix Andrievsky, estudou também viola com Brian Hawkins e direção de orquestra com Neil Thomson. Em Julho de 2000 foi-lhe atribuído o Prémio Dove pelo Royal College of Music, prémio atribuído ao melhor violinista do curso.

Em Maio de 2004 terminou o programa Master of Music in Performance do Cleveland Institute of Music, Estados Unidos, sob orientação dos professores Stephen Rose e William Preucil (concertino da orquestra de Cleveland e anteriormente primeiro violino do Quarteto Cleveland). Ainda nos Estados Unidos, fez parte da Orquestra Sinfónica de Canton, da Filarmónica de Erie e lecionou na escola de música Kehoe Music and Dance (Cleveland).

Ao longo dos anos participou em masterclasses de vários prestigiados intérpretes e professores, de entre os quais se destacam: Gerardo Ribeiro, Zakhar Bron, Felix Andrievsky, Zvi Zeitlin, Victor Danchenko, Augustin Leon Ara e Lydia Mordkovich. Teve também oportunidade de trabalhar Música de Câmara com Augustin Dumay, Maria João Pires, Jian Wang, Peter Marsh e Peter Salaff, entre outros.

 

Nuno Soares apresenta-se regularmente como concertista, em recitais de violino solo, ou acompanhado pelos pianistas Youri Popov, Helena Marinho, Cristina Casale, Ilya Sinaisky, Jakub Czekierda e Karolina Kowalczewska em Portugal, Espanha, França, Inglaterra, Polónia, Cabo Verde e nos Estados Unidos da América. Dos seus êxitos como concertista destacam-se a interpretação da Sinfonia Concertante de Mozart com a Dulwich Orchestral Society – Londres sob a direcção do maestro Julian Williamson e que foi a sua estreia como violetista; o Concerto de Sibelius com a Orquestra Artave e o maestro Ernst Schelle; o Concerto de Beethoven e o Concerto Nº 4 de Mozart com a Orquestra do Norte e o maestro Ferreira Lobo; o Concerto de Vieuxtemps Nº 5 com a Orquestra da EPMVC e o maestro Ernst Schelle; o Concerto nº 1 de Schostakovich com a Orquestra Clássica de Espinho e o maestro Pedro Neves. Apresentações com a Camerata Medina incluíram concertos de violino de Bach e Vivaldi.

Em 2012 gravou o CD Nuno Soares – Violin na Polónia, acompanhado pelos pianistas Jakub Czekierda e Karolina Kowalczewska, com peças para violino e piano de Tartini, Paganini, Wieniawski, Szymanowski e Benetó. Em 2015 gravou a obra integral para violino de Frederico de Freitas com a pianista Helena Marinho e o violoncelista Miguel Fernandes, tendo editado as partes de violino das mesmas obras para a edição crítica organizada pela Universidade de Aveiro, em parceria com as Edições AVA. Com o pianista Youri Popov gravou as obras completas para violino e piano de Francisco Benetó (2016) e de Luís de Freitas Branco (2019) e Johannes Brahms (CD a ser lançado no final de 2023). Todos os registos de música portuguesa foram editados pela etiqueta mpmp.

É membro fundador do Trio Medina/Ensemble Medina/Camerata Medina. Foi concertino da Orquestra de Câmara do Minho, da Orquestra Clássica de Espinho (2006 – 2018), da Atlantic Coast Orchestra (desde a sua criação em 2015 até Junho de 2019) e colaborou durante anos com o Remix Ensemble da Casa da Música – Porto. Em 2013 criou o ARTDuo com o violoncelista Miguel Fernandes e o ARTrio com a inclusão da pianista Teresa Doutor. É o violinista fundador do Brahms Trio juntamente com Bernardo Silva (trompa) e Elsa Silva (piano). Atualmente integra o Iberian Ensemble, projeto dedicado à performance de música antiga em instrumentos da época, e é violinista/diretor artístico do projeto Músicos do Coliseu do Porto.

Como professor de Violino trabalhou na Escola Profissional e na Academia de Música de Viana do Castelo (2005-2007) e na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo – Porto (2013-2016) e na Academia de Música de Castelo de Paiva (2017-2023). É professor na Escola Profissional de Música de Espinho (desde 2006), na Universidade de Aveiro (desde 2011) e na Artave (desde 2023).

Tem vindo a lecionar masterclasses em algumas das mais prestigiadas escolas do país (Universidade de Aveiro, Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Conservatório de Música de Coimbra, Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, Conservatório de Guimarães, entre outras), assim como na Espanha, Polónia, Letónia e Alemanha. Para além de ser júri convidado em diversos concursos (Prémio Jovens Músicos, Concurso Gilberta Paiva, Concurso Atlantic Coast Orchestra, Concurso de Cordas do Alto Minho e Concurso Internacional de Cordas Artur Fernandes Fão), os seus alunos têm sido premiados em diversos concursos, destacando-se primeiros prémios nos concursos Prémio Jovens Músicos, Concurso Internacional Cidade do Fundão, Concurso Fernandes Fão, Concurso Ilda Moura, Concurso Gilberta Paia, Concurso Atlantic Coast Orchestra, Concurso Frederico de Freitas, entre outros. Os seus alunos têm ainda sido admitidos nas mais prestigiadas universidades na Inglaterra, Holanda, Finlândia, Alemanha, Escócia e Bélgica.

Nos últimos anos Nuno Soares tem dedicado especial atenção à música portuguesa para violino, encontrando-se em fase de finalização da sua tese de Doutoramento na Universidade de Aveiro sobre a música de Francisco Benetó.