Marco Rascão

Trombone
Marco Rascão

Marco Rascão

Trombone

Biografia

Marco Rascão

Nasceu na Covilhã em 1982.

Iniciou os seus estudos musicais aos doze anos na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, onde terminou em 2002 o curso complementar de Trombone na Classe de Francisco Zeferino Pinto. De seguida ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra no curso de instrumentista de orquestra, tendo estudado com Carlos Reinaldo Guerreiro (trombone) e Jarret Buttler (música de câmara).

Concluiu em 2007 a licenciatura em Trombone na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto, tendo estudado com Jon Etterbeek e Severo Martinez.
Durante o seu percurso académico, participou em vários estágios de orquestra: Orquestra Nacional de Sopros dos Templários, Orquestra Clássica Juvenil “Bracara Augusta”, Orquestra Sinfónica Juvenil, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra APROARTE, Orquestra Portuguesa das Escolas de Música, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra EPABI, Orquestra de Jovens de Águeda, Orquestra Sinfónica de Jovens do Luxemburgo, Orquestra de Sopros, Big Band e Sinfonieta da ESMAE, entre outros. Colaborou como reforço nas principais orquestras portuguesas (Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Remix Ensemble, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra de câmara de Cascais e Oeiras e Orquestra do Algarve), Banda Sinfónica Portuguesa e Orquestra de Jazz de Matosinhos. Tal permitiu-lhe trabalhar com um grande número de Maestros (Osvaldo Ferreira, Christopher Seaman, Andris Nelsons, Rui Massena, Álvaro Cassuto, António Lourenço, Joana Carneiro, Brian Schembri, Miguel Graça Moura, Ivo Cruz, José Ferreira Lobo, Peter Rundel, Emilio Pomàrico, Marc Tardue, Roberto Perez, Cesário Costa e José María Moreno) e atuar nas principais salas portuguesas e ainda em Espanha, Itália, Palestina, Luxemburgo e França. Frequentou cursos/ Masterclasses de Trombone com David Taylor, Josef Alessi, Carlos Istúriz, Jacques Mauger, Enrique Crespo, Hugo Assunção, Ricardo Casero, entre outros.

Participa regularmente na estreia e divulgação de obras de compositores portugueses e é fundador do Ensemble Português de Trombones, com o qual já participou na gravação de um CD em 2006. Orientou o Naipe de Trombones em três estágios da Banda Sinfónica da Covilhã realizados entre 2006 e 2008.

Em 2008 tocou a solo na Casa da Música acompanhado pela Banda Sinfónica Portuguesa. Entre 2011 e 2018 integrou o naipe de trombones da Orquestra do Norte.

Leciona trombone no Conservatório Regional de Música de Vila Real, no Curso de Música Silva Monteiro e no Conservatório de Música da Bairrada, tendo também sido docente na Academia de Artes de Chaves, Academia Costa Cabral do Porto e Conservatório de Música e Artes do Dão.