Biografia
Lurdes Carneiros iniciou os seus estudos de fagote aos 11 anos, na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – ARTAVE, com o Prof. Robert Glassburner. Continuou os estudos na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico do Porto na classe do Prof. Hugues Kesteman.
Em 2002, e ao abrigo do Programa de Intercâmbio ERASMUS, estudou com o Prof. Gunter Pfinzenmaier na Staatliche Hochschule für Muzik – Karlsruhe. Realizou masterclasses com os professores: Arlindo Santos, Sergio Azzolini, Vincenzo Menghini, Pierre Kerremans, Pierre Olivier Martens e Gustavo Nunez.
Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian desde 1996 até à conclusão dos seus estudos, em 2003.
Enquanto estudante, foi membro da Orquestra das Escolas de Música Particulares 1997 e 1998, Orquestra Nacional de Sopros dos Templários e Orquestra Sinfonieta. Foi também 1.º fagote da Orquestra Académica do Porto.
Já colaborou com a Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Real Filarmonia da Galiza, Orquestra Gulbenkian, Camerata Nov’Arte e mais regularmente com o Remix Ensemble. Nestas orquestras teve a oportunidade de trabalhar com maestros como: Marc Tardue, Omri Hadari, Milan Horvat, Christoph Konig, Stefan Asbury, Antoni Ros Marba, Joana Carneiro, Christoph Konig, Peter Rundel, entre outros.
Em 1998, no Prémio Jovens Músicos, obteve uma Menção Honrosa – Nível Médio em Música de Câmara e em 2003, obteve o 2.º prémio em Fagote – Nível Superior.
Em 1998 participou no Curso Internacional de Música Antiga, onde teve oportunidade de trabalhar com Jill Feldman, Peter Holstag, Rainer Zepperling, Richard Gwilt e Ketil Haugsand.
Foi membro da Escola de Verão da Orquestra de Jovens da União Europeia, onde trabalhou com Eckart Hübner, Lutz Köhler, Vladimir Ashkenazy., Yakov Kreisberg e Christopher Adey.
É membro dos grupos de música de câmara: Serenade Ensemble e Quarteto de Madeiras Assai, tendo realizado concertos em Vila Real, Vila Praia de Âncora, Porto, Viana do Castelo e Lamego.
Realizou também concertos com Órgão na Capela da Universidade de Coimbra e na Igreja da Lapa no Porto.
É, desde 2007, membro da Orquestra de Câmara Portuguesa e desde 2009, da Banda Sinfónica Portuguesa.
É Mestre em Ensino da Música pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, com a dissertação “A Avaliação da Performance no Ensino Profissional de Música – Processos de avaliação e subjetividade”.
Atualmente leciona na Escola Profissional Artística do Vale do Ave – Artave.
É, desde Março de 2017, ocupa o lugar de Fagote – Solista B, da Orquestra Metropolitana de Lisboa.