Luísa Antunes

Violoncelo

Luísa Antunes

Violoncelo

Biografia

Luísa Antunes

Exerce desde 2007 funções como docente de Violoncelo e de Classe de Conjunto no Conservatório Regional de Música, Dr. Azeredo Perdigão (Viseu).
Desempenha funções também como professora de Violoncelo no Conservatório Collegium Musicum (Seia), desde 2013.
Nos anos letivos de 2014-15 e 2015-16 lecionou Violoncelo no Conservatório Regional de Música de Vila Real.

 

Entre 2005 e 2013 foi professora da classe de Violoncelo no Conservatório de Música da Jobra (Branca –Albergaria a Velha).

Nos anos letivos de 2008-09 e 2009-10, acumulou as funções de docente e de Diretora do Curso Oficial de Música, foi ainda Coordenadora do grupo de cordas e professora de várias classes de conjunto, nesta mesma escola.

 

Nos anos letivos de 2005-06 e 2006-07, exerceu funções, como docente de Violoncelo e Música de Câmara, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.

 

No ano letivo de 2005/2006, foi docente de Violoncelo e de Música de Câmara, na Associação Filarmónica Gualdim Pais (Tomar).

 

Foi orientadora de estágios Pedagógicos, nos anos letivos de 2011-12 (Universidade de Aveiro) e nos anos letivos de 2018-19 e 2020-21 (Instituto Piaget – Viseu).

Entre os anos letivos de 2000 e 2005 frequentou a Licenciatura em Ensino, na Universidade de Aveiro, na classe de Violoncelo do Professor José Pereira de Sousa, tendo terminado com a média de quinze valores.

 

No ano letivo 2004-05 realizou o estágio Pedagógico no Conservatório Calouste Gulbenkian de Aveiro, que terminou com a qualificação de dezasseis valores

 

Em 1997 ingressou no curso de instrumentistas de corda Nível III, na Escola Profissional de Arte de Mirandela, ‘’Esproarte”, tendo como professor José Francisco Dias, terminando na classe deste o curso profissional no ano de 2000.

 

Em 1994 iniciou os estudos musicais, na “Esproarte”, na Classe de Violoncelo do professor Arnold R. Allum.

Recentemente, a par do seu percurso como docente tem colaborado, com alguns grupos, projetos e orquestras, nomeadamente: Acert, Girassol Azul, Gira BigBand, Orquestra Juvenil de Viseu, Orquestra Xiquitsi (Moçambique), Festival de Música Júnior, Orquestra CMAD (Santa Comba Dão), Orquestra Ligeira de Gouveia, Orquestra Poema (Mangualde), entre outros. Teve oportunidade de acompanhar Elisabete Matos, Stuart Sukuma, Elisa Rodrigues, Omar, José Cid, Lena D´Água e Samuel Úria, entre outros.

 

2000 a 2005 – Participou em diversas Masterclasses de Violoncelo com os professores Paulo Gaio Lima, Elias Arizcuren e Xavier Gagnepain e de Música de Câmara com a pianista Olga Prats.

Enquanto aluna da Universidade de Aveiro, teve o prazer de trabalhar a nível de Música de Câmara com professores como Nancy Harper, David Lloyd, António Chagas Rosa, Paulo Vaz de Carvalho, Angelina Rodrigues e Fausto Neves.

Ainda em Aveiro teve a oportunidade de trabalhar inúmeras vezes com a Orquestra Filarmonia das Beiras sob a orientação de vários maestros, tais como António Lourenço, António Saiote, Alberto Roque, Ernest Schell, Max Rabinovitch entre outros e acompanhou grandes solistas como Maria João e Mário Laginha, Pedro Burmester, Jacinta, Miguel Borges Coelho, Isabel Alcobia, Bernardo Sasseti, entre outros.

 

1997 a 2005 – Participou em vários estágios de orquestra, nomeadamente: Aproarte I e II, com os maestros Dominique Sourisse e Ernest Schell, “Bracara Augusta” – Orquestra Juvenil de Braga, com o maestro António Batista, Orquestra Sinfonieta da Escola Superior de Música do Porto com o maestro António Saiote e Orquestra Bisyoc “Internacional Cultural Youth Orquestra Exchange” em Bedstone – Inglaterra.

 

1994 a 2000 – Durante o percurso na “Esproarte” de Mirandela participou em vários grupos de música de câmara, pertencendo ao quarteto, quinteto, Camerata de Cordas e Orquestra “Esproarte” com os quais realizou vários concertos a nível nacional e internacional, tendo gravado um CD sob a orientação do maestro Roberto Pérez.