Biografia
João Tiago
João Tiago Dinis (n. 1987) é um violetista português, natural de Aveiro.
Ainda muito jovem, em 2007, integra a Orquestra Filarmonia das Beiras, na qual inicia o seu percurso profissional. Em 2023, ganha o concurso para Solista B do naipe de violas da Orquestra Gulbenkian (Lisboa), lugar que ocupa atualmente.
A sua trajetória de carreira conta ainda com colaborações com várias orquestras nacionais e internacionais, como a Orquestra de Câmara de Colónia (Alemanha), Orquestra de Câmara Portuguesa e, como primeiro viola, com a Marvão Festival Orchestra, Orquestra Clássica de Espinho, Sinfonietta de Ponta Delgada, entre outras.
Como solista, João Tiago apresentou-se com a Orquestra Filarmonia das Beiras e a Orquestra de Cordas da Universidade de Aveiro.
No âmbito da música de câmara, João Tiago colaborou com Quarteto de Cordas de Aveiro, sendo um dos seus membros fundadores, e com o Quarteto da Orquestra Clássica do Centro.
João Tiago frequentou a licenciatura em Música na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto e na Universidade de Aveiro, na qual foi galardoado com o 3º lugar no Prémio Frederico de Freitas, em 2017. É convidado regularmente para ministrar masterclasses e workshops em várias instituições de Ensino por todo o país.
João Tiago toca numa viola de Luís Claudio Manfio, “Isola Di Torcello”, de 2020 e numa António Capela, de 2009.