Eurico Cardoso

Violino

Eurico Cardoso

Violino

Biografia

Eurico Cardoso iniciou os estudos musicais com 10 anos de idade e aos doze ingressou na Escola Profissional e Artística do Vale do Ave na classe do prof. António Soares com quem estudou violino durante os seis anos de formação.

Como actividades extra curriculares, participou em 1995 na orquestra responsável pelo encerramento dos Encontros Nacionais dos Desportos Escolares sob direcção de Miguel Graça Moura, em 1997 no concurso ibérico Júlio Cardona em Covilhã e em 1998 na série, Recitais de Jovens Solistas da Fundação Cupertino de Miranda. Participou também em Master-Class com os professores: Gerardo Ribeiro, Yfrah Neaman, Chao Bin, Michael Hentz e Stefan Kamilarov.

Concorreu e frequentou desde 1995 e durante quatro anos consecutivos a Orquestra Das Escolas De Música Particulares sob a direcção de Leonardo de Barros.

É licenciado em violino e violeta pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe dos professores António Anjos, Jeanne Antoniuk e Kachatour Amirkanian.

Tem colaborado como artista convidado para reforço em várias orquestras como: Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica da Casa da Música do Porto, Filarmónica das Beiras,  Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra e Câmara Cascais Oeiras, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Algarve, Orquestra Municipal de Sintra e Orquestra da Gulbenkian onde se destacam duas digressões em 2007 pelas principais cidades Alemãs e Budapeste, acompanhando os pianistas Arkadi Volodos, Lang Lang e Lise La Salle e uma terceira digressão a Macau, Cantão e Pequim em 2013. em 2008 participou no Festival Feldkirch Musik Factory na Áustria; e em 2009 colaborou no musical West Side Story, de Berntein no politeama. Destaca-se também as inúmeras gravações efectuadas de artistas como: Rodrigo Leão, Carlos do Carmo, Rui Veloso, João Pedro Pais, Carlos Martins, Pedro Abrunhosa, Ronda dos Quatro Caminhos, António Zambujo, Deolinda, Carminho, Sofia Escobar, Mariza e bandas sonoras da autoria de Bernardo Sassetti e Filipe Melo. Também se destaca a gravação ao vivo do Álbum 70 voltas ao Sol de Jorge Palma, vencedor de um prémio Play.

Desde março de 2013 que é membro do Quarteto de Cordas de Sintra, com esta formação tem efetuado inúmeros concertos onde se destacam o ciclo de concertos “Integral dos quartetos de Mendelssohn”, realizados no centro cultural Olga Cadaval, quartetos românticos portugueses no CCB, festival da Primavera em Viseu, Festival Muziekdagen em Zeist, Holanda, Rio HarpFest no Rio de Janeiro, Brasil, nos Dias da Música no CCB em 2016 e festival Cran-Montana na Suíça. Atualmente é chefe de Naipe das Violas na Orquestra Municipal de Sintra e Professor de violino e orquestra desde 2009 no Agrupamento de Escolas de Vialonga.