Kyril Zlotnikov

Kyril Zlotnikov

Kyril Zlotnikov

Biografia

Membro fundador do “Jerusalem Quartet”, reconhecido pela sua criatividade artística e considerado como um dos mais dinâmicos e entusiásticos jovens agrupamentos da actualidade com múltiplos concertos pelo mundo, é também presentemente o mais importante quarteto de cordas israelita. Desde 2002 que o “Jerusalem Quartet” grava exclusivamente para a etiqueta Harmonia Mundi.

Para além das suas apresentações como músico de câmara, Kyril Zlotnikov actuou igualmente como solista junto de renomadas orquestras mundiais, tais como a Israel Philharmonic Orchestra, Jerusalem Symphony Orchestra, Ludwigsburg Symphony Orchestra, Orquestra Gulbenkian, West-Eastern Divan Orchestra, Jerusalem Camerata e colaborou com aclamados maestros incluindo Daniel Barenboim, Zubin Mehta, Pierre Boulez, Lawrence Foster, Asher Fish e Simone Young.
O seu vasto repertório compreende importantes obras para violoncelo, do período barroco, clássico, romântico e contemporâneo.

É convidado regular dos mais importantes festivais de música de câmara como o Proms Festival, Bartok Festival, Vancouver, Menton, Ravinia “Rising Stars”, SchleswigHolstein, Jerusalem e Scwetzingen. Brilhante recitalista e músico de câmara, já se apresentou um palco com alguns dos mais conceituados artistas da actualidade a saber: Daniel Barenboim, Jessye Norman, Pierre Boulez, Elena Bashkirova, Mitsuko Uchida, Natalia Gutman, Tabea Zimmerman, Miriam Fried, Hagai Shaham, Michael Tree, Asher Fish, Nikolaj Znaider, Lang Lang e Richard Stoltzman.

Já gravou a integral dos trios para piano de Mozart com o Maestro Daniel Barenboim e o violinista Nikolaj Znaider. Os dois CD foram gravados para a etiqueta EMI, em Abril de 2006.

Kyril Zlotnikov toca num violoncelo Giovanni Battista Ruggieri de 1710 que lhe foi gentilmente cedido, vitaliciamente, por um coleccionador privado.