João Aibéo

Tuba/ Bombardino
João Aibéo

João Aibéo

Tuba/ Bombardino

Biografia

João Aibéo estudou tuba com Philippe Legris, Sérgio Carolino e Adélio Carneiro e frequentou Master Classes com Anne Jeller Viser, Roger Bobo, Oren Marshal, Thierry Thibault, Oysten Baadsvik, Mark Stekar, François Thullier, Thierry Grimont, Yvan Milhiet, Canadian Brass, Miraphone Tuba Quartet, Gene Pokorny, Phillipe Legris, Walter Hilguers e Steven Mead. Foi admitido em estágios de orquestra como Estágios de Orquestra Interconservatórios em Paris (2001 e 2002) e Estágio de Orquestra Sinfónica da Metropolitana (2006).
Enquanto viveu em Paris, foi membro da Orchestre Symphonique da CIUP, do Ensemble de Cuivres de Paris e da Bigband do Xeme. Em Portugal, tem colaborado algumas das principais orquestras como Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP), Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Clássica de Cascais e Oeiras, entre outras. Atualmente é membro do grupo de metais das bandas “Farra Fanfarra” e “MuriMuri” com quem procura outros caminhos que não a música erudita.
Em 2001 ganhou o primeiro prémio de música de câmara no nível Superior do concurso Jovens Músicos da RDP com o quinteto de metais Harmon Brass.
Já orientou vários Master Classes em Portugal quer como professor de instrumento ou de naipe, nomeadamente na Escola Profissional de Artes da Beira Interior, Banda Sinfónica da Covilhã, Festival Art&Cult, Festival de Bandas de Porto Judeu e mais recentemente, esteve envolvido em dois projetos da Orquestra de Câmara Portuguesa, a OCP 0 e OCP 2. Em 2014 foi convidado pela direção da OCP para ser professor orientador dos naipes de metais da Jovem Orquestra Portuguesa (JOP), cargo que repete este ano, 2017. Devido à sua participação nos estágios da JOP, foi também convidado a dar formação no departamento junior da Guildhall Schooll of Music and Drama em Londres, onde esteve em Fevereiro de 2014. Foi também em 2014 que começou a Orquestra Académica da Universidade de Lisboa (OAUL), espaço de orquestra criado para músicos amadores e que dirige desde a sua formação.
Escreveu um argumento de uma curta metragem de animação que está atualmente em produção sob a direção do realizador/ilustrador Tiago Albuquerque e da Produtora Animanostra. Atualmente é professor na Escola Profissional de Música de Espinho, Academia de Música de Espinho e no projeto Orquestra Geração como professor de instrumento, de naipe e de orquestra.