Joana Sá

Big Band - Saxofone

Joana Sá

Big Band - Saxofone

Biografia

Joana Sá (Caldas da Rainha, 1998) é uma saxofonista portuguesa que se interessa pela música contemporânea, performance multidisciplinar e exploração sonora através da improvisação livre.

Em 2016 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), onde concluiu a Licenciatura em Música (Saxofone) e posteriormente o Mestrado em Ensino da Música (Saxofone e Música de Conjunto).

Colabora regularmente com orquestras de sopros e variadas formações de câmara, a destacar Lisbon Underground Music Ensemble e IKB Ensemble, tendo gravado com este último os discos Hippocampus guttulatus e Titanus giganteus. Num formato mais intimista, em 2021 gravou MELT e em 2022 Spur, um conjunto de diálogos improvisados em quarteto e septeto, respetivamente.

Paralelamente à sua atividade enquanto instrumentista, está a realizar uma Pós-Graduação em Direção de Bandas e Ensembles de Sopros, na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. Teve oportunidade de trabalhar em seminários de aperfeiçoamento de Direção de Orquestra de Sopros com os maestros Felix Hauswirth, Andreja Šolar e André Granjo.

Atualmente é Maestrina e Diretora Artística da Sociedade Musical e Recreativa Obidense e professora de Saxofone na Escola de Música da Banda Filarmónica de A-dos-Francos.