Élson Pinho

Trombone

Élson Pinho

Trombone

Biografia

Élson Pinho

Élson Pinho, natural de Oliveira de Azeméis, nasceu a 30 de Maio de 1991. Iniciou os seus estudos na Academia de Música de Santa Maria da Feira por volta dos 10 anos de idade. Completando o 5o grau nesta instituição na classe do professor Daniel Dias.

Em 2006, prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Música de Fornos – Santa Maria da Feira, na classe do professor Daniel Dias e posteriormente na classe do professor Manuel Vieira, onde finalizou o 8o grau.

Em 2009, ingressa na Universidade de Aveiro na Classe do Professor Jarrett Butler, concluindo a licenciatura em Música (1o ciclo) em 2012. Nesse mesmo ano prosseguiu os seus estudos ingressando no Mestrado em Ensino de Música (2o ciclo) na mesma instituição.

Ao longo da sua formação tem frequentado inúmeros cursos de aperfeiçoamento nomeadamente com: Ricardo Casero, Victor Faria, Daniel Dias, Jarrett Butler, James Miller, Nuno Martins, Lito Fontana, Tomas Horch, Kevin Hakes, R. Jager, entre outros. Participou no ITF 2015 (International Trombone Festival) em Valência, Espanha e no Slide Factory 2017 em Roterdão, Holanda.

page1image22961856

Foi Júri do “XIII Concurso Internacional Paços’ Premium – Trombone” em 2019. Ministrou Masterclasses no Conservatório de Música da JOBRA, Conservatório de Música de Fornos, Conservatório de Música e Artes do Dão, Escola de Música de Marialva de Cantanhede, Conservatório Regional Silva Marques, Conservatório de Música de Coimbra, Masterclasse Online de Trombone – Buffet Crampon e no Conservatório de Música Jaime Chavinha. Ao longo do seu percurso orientou como formador de Trombone os seguintes estágios: Estágio de Orquestra Sinfónica “Ensemble”; 4o Estágio de Orquestra de Sopros de Vale de Cambra; 1o Estágio de Orquestra de Sopros – Santa Comba Dão; V Estágio da Filarmónica Recreio de Santa Bábara – Ilha Terceira, Açores; Workshop para as Filarmónicas do Município de Madalena – Ilha do Pico, Açores; 2o Estágio de Orquestra de Sopros “Unidos Musicamos”; “Orquestra Lira Açoreana” – Açores e no 13o Festival Internacional de Música da Figueira da Foz/Orquestra Nacional de Jovens.

A nível profissional tem acumulado experiência como trombonista em contextos como: orquestra sinfónica, orquestra de sopros, ensamble de trombones, ensamble de Jazz, musicais e banda sinfónica. É de destacar os trabalhos exercidos na Orquestra Sinfónica Portuguesa – Teatro Nacional de São Carlos, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Algarve, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira e Orquestra Filarmónica Portuguesa; os musicais “Gaiola da Loucas” e “Annie” das produções de Filipe La Féria; Programa “Impossível” de Luís de Matos – RTP; Banda Sinfónica/Filarmónica da ARMAB. É membro fundador dos Funk You Brass Band e do InSlide Trombone Quartet.

Leciona no Conservatório de Música de JOBRA, Art’J e Academia de Música de Paços de Brandão.

Élson Pinho é artista Antoine Courtois do grupo Buffet Crampon e toca com Trombones A. Courtois Mod. AC421BHRA – New Yorker e AC430TLR – Xtreme.