Ângelo Caleira

Trompa
Ângelo Caleira

Ângelo Caleira

Trompa

Biografia

Ângelo Caleira

Inicia os seus estudos musicais na Sociedade Filarmónica Humanitária, em Palmela, de onde é natural. Em 1993 ingressa no Conservatório Regional de Música de Setúbal, na classe do Professor Adácio Pestana e, mais tarde na Escola Profissional de Música de Almada com o Professor Paulo Guerreiro. Conclui a Licenciatura na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação do Professor Jonathan Luxton. Como formação complementar participou em diversos workshops e masterclasses, dos quais se destacam os orientados por: Phillip Myers, José Bernardo Silva, Radovan Vlatkovic, Javier Bonet, Ab Koster e Hermann Baumann.
Tem colaborado com orquestras como: Big Band do Hot Club Portugal, Orquestra do Algarve, Orquestra Filarmónica das Beiras, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Utópica, Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra da Fundação Gulbenkian, Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra de Câmara Portuguesa, Remix Ensemble. Destaca-se a participação em diversos programas televisivos como Herman 99 e Festival da Canção, no Festival de Jazz da Fundação Gulbenkian e estágio do Erasmus Brass Ensemble, em Utrecht, orientado pelo Professor Michel Beket.
Já gravou diversos discos de onde se destacam: The Gift, Marina Mota, ópera “O Fim de Carlos Marecos”, Orquestra Gulbenkian, Banda de Alcobaça e Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública.
Desde 1998 ministra cursos e masterclasses por todo o País.
É membro fundador do quarteto de trompas “HornProject”.
Actualmente desempenha funções de docente na Academia de Música de Santa Cecilia, no Conservatório Regional de Palmela e na Escola de Música do Conservatório Nacional. Finalizou o Mestrado na Escola Superior de Música de Lisboa. É membro efetivo Solista da Banda Sinfonica da PSP desde Janeiro de 2002.