Informação aos Alunos

Informação aos alunos

Aqui encontra informação útil sobre o Estágio de Verão 2023 do Festival Música Júnior.

Aconselhamos a sua leitura atenta.

Para qualquer questão estaremos totalmente disponíveis através de contacto telefónico (917 342 530) ou por e-mail.

Nota: Informação atualizada a 11 de Agosto de 2023

1) CHECKLIST

Na seguinte ligação tem uma lista que vos poderá auxiliar nos preparativos para o FMJ 2023:

Clique para ver a Checklist

Para um maior conforto, deve fazer parte da lista de materiais a levar, para além do saco cama, um ou dois lençóis para envolver o colchão e uma fronha para a almofada.

No que respeita à bagagem dos participantes, apelamos a que a dimensão seja moderada e o peso não ultrapasse os 15 Kg.

Nos dias das viagens os participantes susceptíveis de enjoar, devem tomar um comprimido para o enjoo, evitando-se deste modo indisposições que causem mal-estar nos restantes passageiros e paragens desnecessárias dos autocarros.

Medicamentos:

Os alunos deverão levar alguma medicação em caso de necessidade:

BRUFEN

BENURON

TRANSACT (Anti-inflamatório) ** Situações de Tendinites

VOMIDRIN (ou equivalente) ** Situações de Enjôos nas viagens

Alunos de Piano:

Os alunos de piano, deverão levar os seus auscultadores (ficha Jack 6.35) para poderem estudar nos pianos eléctricos que serão disponibilizados para estudo individual.

Alunos de Cordas:

Os alunos de Cordas deverão levar várias cordas suplentes para substituição na eventualidade de se partirem.

Alunos de Percussão:

Os alunos de Percussão e Bateria devem apenas levar o seu conjunto de baquetas.

Alunos Guitarra e Baixo Eléctrico:

Os alunos de guitarra e baixo eléctrico cujos instrumentos necessitem de sistema de amplificação deverão levar o seu equipamento (amplificador e cabos) para o Estágio.

Alunos de Coro:

Os alunos de coro devem levar as partituras impressas e num dossier organizado.

Para efeitos práticos aconselhamos também que os alunos de coro levem a sua garrafa de água identificada para reutilizar.

Alunos do Workshop de Produção Musical:

Os alunos deste workshop deverão levar o seu computador portátil, auscultadores e rato.

Estante:

Apenas os alunos de instrumento devem levar a sua estante (Alunos de Piano e Coro não necessitam). Pedimos o favor de a identificar com nome e número de telefone.

2) VIAGENS

A viagem para Ponte de Sor terá 3 locais de partida: LISBOA, PORTO e COIMBRA.

IDA PARA PONTE DE SOR – SÁBADO – 26 de AGOSTO

PORTO

Check-in: 12h30

Hora de partida: 13h00

Local: Área de Serviço da Repsol nos Carvalhos (Vila Nova de Gaia) – A1 sentido norte-sul

Ver Google Maps: https://goo.gl/maps/n22MiZcaFGLqax976

Contactos:

PROFESSORA ANTÓNIA SERRA – Telefone: 965 581 952

COIMBRA

Check-in: 14h15

Hora de partida: 14h30

Local: Hotel Astória, Avenida Emídio Navarro nº21 (em frente)

Ver Google Maps: https://goo.gl/maps/VXRN1SyAw34LpC3z5

Contactos:

PROFESSORA ANTÓNIA SERRA – Telefone: 965 581 952

LISBOA

Check-in: 13h00

Hora de partida: 14h00

Local: Faculdade de Medicina Veterinária / Universidade de Lisboa – Polo da Ajuda

(Parque de estacionamento em frente à Faculdade)

Ver Google Maps: https://goo.gl/maps/12Ch3q3P3jXFugkb9

Contactos:

MONITORA ANA FARIA – Telefone: 964 613 035

É importante relembrar que os alunos do Porto e de Coimbra devem levar um lanche para a viagem, ou em alternativa algum dinheiro para almoçar nas paragens pelas estações de serviço.

Apelamos à pontualidade de todos os participantes de modo a que se possa realizar a chamada e colocação de pulseiras com o objectivo de que os autocarros possam sair à hora prevista.

Sabemos que é um dia de grande entusiasmo, de reencontro entre os participantes, e como será necessário identificar todos os participantes que irão viajar de autocarro, apelamos à importância de todos se manterem tranquilos durante a distribuição de pulseiras e na chamada para os autocarros.

A colocação das malas nas bagageiras dos autocarros deve ser feita tendo em vista ao total aproveitamento do espaço e seguindo as instruções dos monitores.

 

CHEGADA/ENCONTRO EM PONTE DE SOR – (ESCOLA SECUNDÁRIA)

Para os alunos que irão ter a Ponte de Sor pelos próprios meios, a hora do CHECK-IN é às 17h00.

O local de encontro será na ESCOLA SECUNDÁRIA DE PONTE DE SOR

(Rua General Humberto Delgado – Ponte de Sor 7400-259 Portugal)

Ver Google Maps: https://goo.gl/maps/4Ms71B4rm7vRRzPSA

VIAGEM DE PONTE DE SOR PARA LISBOA – DOMINGO 3 de SETEMBRO

HORA PREVISTA DE PARTIDA: 09H00

A viagem de Ponte de Sor para o concerto na AULA MAGNA, está assegurada pela organização para todos os alunos, assim como a refeição de almoço de todos os participantes.

ENSAIO GERAL – AULA MAGNA (3 DE SETEMBRO) – 14H00

VIAGEM DE REGRESSO AO PORTO – DOMINGO 3 de SETEMBRO

HORA PREVISTA DE PARTIDA: 21h30

Os alunos do PORTO cujos pais não possam estar presentes no Concerto da Aula Magna terão o transporte de autocarro assegurado de regresso.

A estes alunos será servido um jantar (9,00 Euros não incluído no programa) que poderá ser pago directamente ao nosso secretariado no decorrer do Estágio.

CHEGADA ao PORTO – Casa da Música: Horário previsto: 1h00

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BAGAGENS

É imperativa a moderação nas dimensões e no peso das bagagens, sendo permitida apenas 1 bagagem cujo peso não ultrapasse os 15 Kg e naturalmente o seu instrumento musical.

O transporte está condicionado à capacidade do porão dos autocarros e pretende-se que o acondicionamento das bagagens decorra com grande tranquilidade, garantido uma total arrumação e optimização do espaço.

A colocação das bagagens de porão e dos instrumentos musicais nos autocarros será gerida exclusivamente pelos monitores e pelos motoristas dos autocarros. Os monitores têm instruções para que os instrumentos musicais sejam acondicionados com todas as precauções inerentes sendo que os mais frágeis serão os últimos a entrar nas bagageiras obedecendo a um procedimento já experimentado e bem sucedido que deverá ser respeitado.

Os monitores irão liderar a arrumação das bagagens mediante a seguinte lógica:

– Uma vez que o destino é o mesmo e a chegada dos autocarros será praticamente simultânea, as bagagens e os instrumentos poderão ir num autocarro independentemente se o participante for noutro.

– Os motoristas dos autocarros irão apenas seguir as instruções dos monitores abrindo os porões consoante os autocarros estejam repletos de bagagem.

– Não poderá haver instrumentos musicais misturados com malas nos porões dos autocarros para não correr o risco de acidentes nem danos.

– Os instrumentos musicais serão arrumados todos juntos no mesmo porão de autocarro após a arrumação total das malas.

– Os alunos deverão levar na cabine apenas uma pequena mochila com o que for estritamente necessário para a viagem: lanche, águas, sumos, carteira, telemóvel, de modo a que não seja aberta a bagageira dos autocarros nas eventuais paragens.

MUITO IMPORTANTE: Recomendamos aos participantes susceptíveis de enjoar que tomem um comprimido anti-enjoo afim de evitar indisposições e mal-estar durante a viagem.

3) ESTADIA E ALIMENTAÇÃO/ LOCALIZAÇÃO

O alojamento e a alimentação estão asseguradas no decorrer do Estágio de Verão.

Os alunos ficam alojados na Escola Secundária de Ponte de Sor.

As refeições e os lanches realizam-se na Escola João Pedro de Andrade.

4) REPERTÓRIO / PARTITURAS

O repertório das diferentes formações está disponível no nosso website e poderá efectuar-se o download.

Clique para ver as Partituras

Os alunos de cordas e especialmente os alunos de violino irão fazer uma breve audição na manhã do dia 27 de Agosto para que os professores possam equilibrar o nível das orquestras. Nomeadamente os naipes de Violinos I e de Violinos II das Orquestras (Juvenil e Sinfónica).

Os alunos de Viola de Arco não farão audição.

Os alunos de Violoncelo farão audição.

5) MASTERCLASSES

Os alunos poderão inscrever-se exclusivamente numa Masterclasse. Estes alunos terão aulas exclusivas durante a semana e não participarão dos espectáculos finais. Destinam-se a alunos mais velhos e com um nível musical avançado.

As aulas de masterclasse (Violino | Violoncelo | Acordeão) como complemento, são gratuitas e registam por norma uma procura superior à capacidade de horário dos professores que as leccionam.

Deste modo será dada prioridade na participação de alunos que:

– Nunca realizaram masterclasse em edições anteriores

– Tenham um nível musical e repertório mais avançado

Para permitir que os restantes inscritos possam assistir às masterclasses de cordas, iremos organizar uma sessão aberta a todos os participantes em data a anunciar durante o Estágio.

Os alunos que assim o entendam, devem levar repertório que estudaram com os seus professores ao longo do ano lectivo para aperfeiçoar em aulas individuais que todos os professores do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR possam promover.

6) ROUPA DE CONCERTO

A roupa dos concertos será:

1) T-Shirt – Fornecida pelo FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR

2) Cintura para baixo: Calça/ Saia/ Calções em tons de Preto ou Azul Escuro

3) Sapatos/ Meias ou sandálias em tons de Preto ou Azul Escuro

7) PULSEIRAS E AUTORIZAÇÃO DE SAÍDA

Durante o Estágio os alunos estão identificados com umas pulseiras coloridas que ajudam os monitores a identificar a sua autonomia.

São distribuídas da seguinte forma:

Pulseira vermelha: dos 7 aos 12 anos

Estes alunos andam em grupo acompanhados por um monitor. Não têm permissão de saída após o jantar.

Pulseira amarela: dos 13 aos 15 anos

Estes alunos andam em grupo e embora estejam vigiados por monitores têm uma maior autonomia. Devem fazer-se acompanhar por alunos de pulseira azul (escolhidos pelos monitores). Têm permissão de saída após o jantar e recolha às camaratas até às 23h00.

Pulseira Azul: a partir dos 16 anos

Estes alunos têm uma maior autonomia. Têm permissão de saída após o jantar e recolha às camaratas até às 24h00.

A saída após o jantar não estará vigiada por monitores. Os alunos estão livres para passear pela Cidade desde que acompanhados por mais alunos.

Caso os encarregados de educação entendam que os seus educandos possam utilizar uma pulseira de cor diferente que a sua correspondente à idade, devem remeter-nos um e-mail com a respectiva autorização antes do início do Estágio para monitor@fmj.pt.

Nota importante: Após esta definição inicial, a cor das pulseiras apenas poderá ser alterada por iniciativa dos encarregados de educação na 4a-feira dia 30 de agosto, tornando-se definitiva até ao final do Estágio.

Os participantes terão sempre uma hora limite para a entrada nas instalações: 24h00.

8) CONSENTIMENTO DE RECOLHA DE IMAGENS E ENVIO DE INFORMAÇÃO

O FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR poderá ter cobertura mediática por alguns orgãos de comunicação social e haverá a possibilidade de entrevistas pela imprensa local e nacional, assim como reportagens de canais de televisão.

Serão também recolhidas imagens para a edição de um FILME com os ensaios, actividades lúdicas, concertos de professores e concertos de encerramento que estará disponível para aquisição por parte dos alunos e encarregados de educação e na nossa Loja Online.

Ao inscrever o seu educando ou a si, no caso de maior de idade, no Estágio do Verão do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR está a consentir a utilização das fotografias e imagens captadas em vídeo, nas iniciativas ou acções de publicidade promovidas pelo FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR, renunciando desde já a quaisquer direitos ou compensação que desta utilização possa eventualmente resultar. As fotografias poderão ser reproduzidas parcialmente, ou na sua totalidade, em qualquer suporte (papel, digital). As imagens captadas em vídeo poderão, de igual modo, ser utilizadas para fim publicitário ou promocional do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR, nos vários meios de comunicação do projecto.

Os pais e os encarregados de educação que tenham alguma reserva sobre a recolha de imagens deverão enviar um e-mail com as observações que pretendam transmitir.

Até ao final do Estágio de Verão iremos enviar diversas informações sobre o mesmo, nomeadamente, informação sobre transporte, repertório, bilheteira dos Concertos e outros assuntos relevantes. Iremos também enviar informação e material promocional sobre futuras edições por e-mail e correio postal, que poderá cancelar a qualquer momento.

Como encarregado de educação poderá solicitar o cancelamento estes envios por e-mail aos seus educandos com idade inferior a 16 anos.

Neste âmbito, poderá solicitar ao FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR o exercício dos seguintes direitos: O direito a ser informado; o direito de acesso aos seus dados; o direito à retificação dos seus dados; o direito a ser esquecido / apagado; o direito à restrição de processamento; o direito à portabilidade dos dados; o direito à objeção; os direitos relacionados com o processamento automático.

Alertamos que a eliminação / esquecimento dos dados antes do término do Estágio de Verão 2023 (3 de Setembro 2023) implica a anulação da inscrição e a impossibilidade de frequência no Estágio de Verão 2023.

9) OUTRAS INFORMAÇÕES

DESISTÊNCIA APÓS FECHO DE INSCRIÇÕES

O cancelamento de participação após o fecho de inscrições (7 de Agosto 2023) tem um custo administrativo de 50 euros.

TELEMÓVEIS

Os alunos devem levar o seu telemóvel pessoal para estarem contactáveis pelos pais, não havendo da parte da organização qualquer inibição para a utilização do telefone a não ser no período das actividades lectivas.

BILHETES

O concerto de Ponte de Sor no dia 2 de Setembro tem entrada livre e será pelas 21h00. Não está sujeito a bilheteira.

O concerto na Aula Magna em Lisboa no dia 3 de Setembro pelas 18h00 tem um custo (valor a confirmar) e os bilhetes podem ser adquiridos em: (brevemente)

O bilhete para crianças até 5 anos é gratuito e dos 5 anos (inclusive) até aos 15 anos o valor do bilhete é (valor a confirmar).

CONTACTO DE EMERGÊNCIA

Durante o período do Festival Música Júnior, os contactos entre os encarregados de educação e os seus educandos deverão ser realizados directamente para o telemóvel do participante.

Em todo o caso, haverá um contacto telefónico que estará atribuído directamente ao monitor responsável: 91 734 25 30 que estará disponível 24Horas/ dia, exclusivamente para contactos de emergência.