Apresentação

Festival Música Júnior

 

O FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR é actualmente a iniciativa artístico-pedagógica mais referenciada no meio musical português e tem assumido um papel incontornável na formação de jovens estudantes fora do contexto escolar.

Vocacionado para uma faixa etária entre os 8 e os 21 anos de idade, o ESTÁGIO DE VERÃO do FESTIVAL MÚSICA JÚNIOR irá acolher cerca de 200 estudantes oriundos de Portugal e Espanha, que ao longo de 9 dias estarão em intensa actividade musical, acompanhados por um colectivo de 32 professores e 3 maestros.

Os participantes irão desta forma adquirir experiência integrando o Coro, a Big Band (coordenada pela Orquestra Jazz de Matosinhos), a Orquestra Juvenil ou a Orquestra Sinfónica, num ambiente musical único e com especial sabor das férias.

Iniciado em 2012, este projecto tem proposto diferentes horizontes musicais aos participantes onde as temáticas do Jazz, o Legado de Piazzola, o Humor, as Bandas Sonoras de Hollywood, tiveram como convidados especiais Mário Laginha e Maria João, Pedro Santos, Carlos Moura, Sofia Escobar e Mário Augusto.

 

banner-convidados

 

A edição deste ano é dedicada ao FADO, um universo onde a guitarra portuguesa é protagonista e que tem um potencial orquestral que merece ser descoberto.

O fadista HELDER MOUTINHO com os seus acompanhadores serão os convidados especiais e o professor RUI VIEIRA NERY será o anfitrião na apresentação do concerto.

Tendo MONTALEGRE como epicentro, a iniciativa irá estender as actividades aos Municípios de BOTICAS, CHAVES, RIBEIRA DE PENA, VALPAÇOS e VILA REAL, localidades que irão acolher concertos de música de câmara em que os professores e os alunos do FMJ também serão os protagonistas.

Para descontrair após os ensaios, supervisionados por professores e sempre em segurança, haverá inúmeras actividades ao ar livre, jogos tradicionais, campeonatos de futebol, kayak, BTT, rappel, escalada, a piscina e banhos em cascatas naturais, entre tantas outras.

O convite estende-se igualmente a toda a família para passar férias no decorrer do Festival, usufruindo dos alojamentos e do potencial turístico da região do Alto Tâmega. Uma zona de uma pureza quase intocável que oferece aos visitantes paisagens de um colorido intenso, a rudeza das suas montanhas, o esplendor dos seus carvalhais, os rios e as extensas albufeiras que oferecem excelentes espaços de desporto e lazer.