Edmundo Pires

violino

Edmundo PiresNatural de Mirandela, iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Arte desta cidade.

Licenciado em Ensino da Música pela Universidade de Évora, na classe de violino do Professor Max Rabinovitsj, fez estágio pedagógico na Academia de Amadores de Música de Lisboa, sob a orientação do Professor Gareguin Aroutiounian.

Estudou a nível particular com Valentin Stefanov.

Foi fundador do Quarteto de Cordas e concertino da Orquestra da Universidade de Évora.

Em 2005, o Quarteto da Universidade de Évora foi seleccionado para participar num masterclasse sob a orientação do famoso Quarteto Borodin, promovido pela Casa da Música no Porto.

Convidado em 2009 a ingressar o Quarteto de Cordas de Aveiro, apresenta-se regularmente em concerto com esta formação, sendo de destacar o Festival de Outono Aveiro 2010, assim como os concertos com a soprano Isabel Alcobia.

Enquanto violinista colaborou com a Orquestra Filarmonia das Beiras, “Camerata Ensemble” da Guarda, Orquestra do Norte e Orquestra Gulbenkian.

Como pedagogo foi convidado a orientar masterclasses nos conservatórios Calouste Gulbenkian em Aveiro, Collegium Musicum em Seia, Escola Profissional da Jobra e Academia de Música de Vilar do Paraíso.

Recentemente, à frente da Orquestra de Cordas do Conservatório regional de Música de Vila Real, alcançou com esta formação o 1º Prémio, melhor interpretação na categoria de agrupamentos maiores, da III Mostra Musical “Eixo Atlântico”.

Actualmente é violinista efectivo da Orquestra Filarmonia das Beiras, professor de violino no Conservatório Regional de Música de Vila Real e Academia de Artes de Chaves.