Ricardo Mateus

Viola de Arco
Ricardo Mateus

Ricardo Mateus

Viola de Arco

Biografia

Ricardo Mateus nasceu em 1976 na cidade de Castelo Branco, tendo iniciado os seus estudos musicais no conservatório regional da mesma cidade com António Ramos e António Oliveira e Silva, com quem começou a estudar Violeta.
Foi também aluno na Escola de Música do Conservatório Nacional, tendo concluído a Licenciatura em Violeta na Escola Superior de Música de Lisboa, na classe de Alberto Nunes.
Em 1995, foi finalista do Prémio Jovens Músicos e distinguido com o Diploma de Mérito.
Ricardo Mateus integra desde 2005 o Grupo de Música Contemporânea de Lisboa, com o qual estreou inúmeras obras, incluindo-se a 2.ª audição em Portugal de “Le Marteau sans Maître” de Pierre Boulez.
Enquanto músico convidado, fez parte de várias orquestras nacionais e integrou, também, a digressão “Transparente” da fadista Mariza, com quem protagonizou mais de 250 concertos nos mais prestigiados palcos de todo o mundo.
Atualmente, Ricardo Mateus é professor de Violeta e de Orquestra na Escola de Música do Conservatório Nacional, em Lisboa, com elevado reconhecimento artístico e pedagógico, contando com vários alunos seus premiados em concursos.
Paralelamente, tem desenvolvido uma atividade regular no campo da música antiga, colaborando com a Camerata Joanina e com o Quarteto Santa Cruz.